Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Estudantes da especialização do Ifal Arapiraca participam de eventos nacionais

Estudantes da especialização do Ifal Arapiraca participam de eventos nacionais

Alunas estiveram presentes em um curso da USP e no Congresso Nacional de Educação

por Elaine Rodrigues publicado: 01/11/2018 11h48, última modificação: 01/11/2018 11h58
Exibir carrossel de imagens Participação no Conedu

Participação no Conedu

O Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca, esteve presente em dois eventos nacionais, em Pernambuco e São Paulo. Estudantes da especialização em Ensino das Ciências e Matemática participaram do Congresso Nacional de Educação (Conedu) e do curso I Escola USP de História das Ciências.

Na quinta edição do Conedu, foram apresentados os artigos:

“O jogo do sobe e desce como recurso metodológico nas aulas de Matemática no 2°ano do ensino fundamental”, de Amanda Juvino Soares, Mônica Augusta dos Santos Neto e Claudiene dos Santos; “Trabalhando o tema ‘água’ nas aulas de Matemática do 5° ano: uma proposta de sequência didática”, de autoria de Mônica Augusta dos Santos Neto, Amanda Juvino Soares e Maria Pâmela Azevedo Araújo; e o trabalho “O tratamento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais a partir do jogo matemático no 3° ano do ensino fundamental”, de Maria Pâmella Azevedo Araújo, Mônica Augusta dos Santos Neto e Claudiene dos Santos.

O congresso foi realizado em Olinda, com o objetivo de discutir as vivências educacionais entre profissionais com diferentes atuações. O evento é considerado um dos mais importantes sobre educação no Brasil.

Curso na USP

Participação no curso da USP

A aluna Rosane Idalino esteve em São Paulo para participar do curso da I Escola USP de História das Ciências. O curso foi realizado em um final de semana e incluiu módulos sobre Tópicos Atuais em História das Ciências, História das Ciências em seu Contexto Social e ainda contou com oficinas e aprofundamento do tema.

Para participar, Rosane precisou se inscrever na seleção, disputada por profissionais de todo o Brasil. “Eu fui meio insegura, de outra cidade e o curso foi na USP, uma universidade renomada. Quando eu cheguei lá, a maioria do pessoal já era doutor, mestre. Eles tinham uma formação mais específica na área e eu estava começando. Mas com as atividades, eu consegui participar de todas as oficinas, interagi tranquilamente. Também acompanhei as palestras e fiquei muito feliz, porque as referências que foram citadas, as aulas, os conteúdos trabalhados, basicamente era o que a gente tinha visto na disciplina aqui e eu não tive dificuldade em acompanhar”, contou Rosane.

“O curso foi muito importante porque reforçou o que eu estava vendo na especialização aqui. E eu trouxe isso para a minha vida. Tanto na minha formação profissional como pessoal, o curso foi muito importante e a especialização abriu novas oportunidades, novas experiências”, acrescentou a aluna da especialização.