Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Espaço 4.0 do Ifal Arapiraca é finalista do Concurso Educação Profissional para a Economia Verde

Cerimônia de premiação dos vencedores ocorrerá no dia 28/11

por Roberta Rocha publicado: 03/11/2023 16h17, última modificação: 03/11/2023 16h17

O Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca está entre os três finalistas do Concurso Educação Profissional para a Economia Verde, que premia iniciativas educacionais inovadoras com foco na formação profissional para a transição para a economia verde. A cerimônia de premiação da edição 2023 ocorrerá no dia 28 de novembro, a partir de 9h, e será transmitida ao vivo no canal da AHK Brasil no Youtube.

O Espaço 4.0 do campus concorre com o projeto "Saco Verde - estimulando a separação de recicláveis e conectando pessoas para um futuro sustentável", do Instituto Federal de São Paulo - Campus Boituva, e o projeto "Tubete Orgânico para mudas" do Colégio Estadual Cívico-Militar Prof Darcy José Costa. A instituição de ensino que for consagrada campeã será premiada com uma viagem para a maior feira mundial de educação profissional, a Didacta, na Alemanha, em 2024; as outras duas terão direito a uma visita técnica em uma empresa parceira, em São Paulo.

Docente Renata Pereira participou de todas as etapas da seleção e aguarda com ansiedade o resultado final do concursoÀ espera do resultado final, a professora Renata Pereira, coordenadora do Espaço 4.0 do Ifal Arapiraca, comentou alguns passos do processo seletivo. "Na primeira etapa, eu enviei uma série de documentações sobre o projeto, relatório, fotos, ações do campus. Ficamos entre os seis finalistas e fomos convocados para a segunda etapa, que foi uma entrevista. Em 10 minutos, fizemos uma apresentação com slides e, durante 20 minutos, ficamos respondendo perguntas da banca", detalhou.

A premiação é promovida pela Câmara Brasil Alemanha de São Paulo e pelo projeto “Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde”, coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (GIZ Brasil) , em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a encargo do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.

A divulgação do vencedor acontecerá presencialmente nas instalações da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e, para acompanhar de forma remota, os/as interessados/as devem se cadastrar por meio do formulário de inscrição disponível NESTE LINK. Já a programação completa do evento pode ser conferida AQUI.

Entenda a iniciativa

Conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Economia Verde refere-se uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e socialmente inclusiva. A transição para essa economia demanda profissionais com novas competências. Por isso, surgiu o projeto Profissionais do Futuro, buscando contribuir para a oferta e a atualização de cursos profissionalizantes nas áreas de energias renováveis, bioeconomia e economia circular, além da digitalização desses setores.

O Concurso é uma das formas de estimular essa ações, reconhecendo e divulgando docentes e gestores escolares de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SNA) e das instituições estaduais públicas e privadas especializadas em EPT, que possuam experiências exitosas na área de formação profissional para a transição para a economia verde, em parceria com empresa pública ou privada.