Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Espaço 4.0 do Ifal Arapiraca conquista o 3º lugar no Concurso de Educação Profissional para a Economia Verde

Anúncio foi feito na terça-feira (28) em cerimônia em São Paulo/SP

por Roberta Rocha publicado: 05/12/2023 13h45, última modificação: 06/12/2023 16h33

O Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca se consagrou como a terceira iniciativa mais bem avaliada de todo o país na edição 2023 do Concurso Educação Profissional para a Economia Verde, que premia projetos educacionais inovadores com foco na formação profissional para a transição para a economia verde.

O anúncio da conquista do 3º lugar ocorreu na última terça-feira (28), na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo/SP, onde estiveram presentes a coordenadora do Espaço 4.0 Renata Pereira, o diretor-geral do Campus Arapiraca, Augusto de Oliveira, e o reitor do Ifal, Carlos Guedes.

Para os representantes do Ifal no evento, a ocasião representou o reconhecimento dos esforços institucionais em atuar de forma alinhada aos princípios da economia verde, tais como baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos naturais e busca pela inclusão social. "O prêmio mostra que estamos no caminho certo. Dentre 20 projetos submetidos, ficar entre os três finalistas coloca o Ifal em destaque nacional e internacional, tendo em vista que o concurso foi promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha", comemorou Renata Pereira.

Espaço 4.0 premiadoPouco antes da divulgação do resultado na solenidade de premiação, a docente fez uma apresentação das atividades desenvolvidas pelo Espaço 4.0 do Ifal Arapiraca, sendo sucedida pelas apresentações dos outros dois concorrentes ao prêmio: o projeto "Saco Verde - estimulando a separação de recicláveis e conectando pessoas para um futuro sustentável", do Instituto Federal de São Paulo - Campus Boituva, e o projeto "Tubete Orgânico para mudas" do Colégio Estadual Cívico-Militar Prof Darcy José Costa.

Espaço 4.0 premiadoApós acompanhar presencialmente a cerimônia, o diretor-geral do Campus Arapiraca e o reitor do Ifal se disseram orgulhosos pelo reconhecimento obtido e estimulados para manter o compromisso institucional em prol da economia verde. "A premiação destacou a força e abrangência das nossas ações, além de reconhecer a importância de iniciativas de pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação que incentivem o Desenvolvimento Sustentável", resumiu Augusto de Oliveira. "A partir de agora, novas oportunidades virão e estaremos preparados para novos desafios que tragam resultados positivos para a nossa instituição", complementou Carlos Guedes.

A premiação foi transmitida ao vivo pelo canal da AHK Brasil no Youtube. Assista na íntegra, clicando aqui.

Entenda a iniciativa

O Concurso Educação Profissional para a Economia Verde foi promovido pela Câmara Brasil Alemanha de São Paulo e pelo projeto “Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde”, coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (GIZ Brasil) , em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a encargo do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.

Conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Economia Verde refere-se uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e socialmente inclusiva. A transição para essa economia demanda profissionais com novas competências. Por isso, surgiu o projeto Profissionais do Futuro, buscando contribuir para a oferta e a atualização de cursos profissionalizantes nas áreas de energias renováveis, bioeconomia e economia circular, além da digitalização desses setores.

O Concurso é uma das formas de estimular essa ações, reconhecendo e divulgando docentes e gestores escolares de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SNA) e das instituições estaduais públicas e privadas especializadas em EPT, que possuam experiências exitosas na área de formação profissional para a transição para a economia verde, em parceria com empresa pública ou privada.

Espaço 4.0 premiado Espaço 4.0 premiado Espaço 4.0 premiado