Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Equipes do Ifal Arapiraca trazem duas medalhas de ouro da 44ª Jornada de Foguetes

Competição encerrou nesta quinta-feira (21), em Barra do Piraí/RJ

por Roberta Rocha publicado: 22/09/2023 14h41, última modificação: 23/09/2023 18h48

Duas equipes do Campus Arapiraca estão entre as campeãs da 44ª Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí/RJ, de 18 a 21 de setembro de 2023. Mais duas unidades de ensino do Instituto Federal de Alagoas - Ifal trouxeram medalhas de ouro para casa, sendo duas equipes do Campus Palmeira dos Índios e uma equipe do Campus Benedito Bentes, além das medalhas de prata e menções honrosas de outros campi da instituição.

A Jornada de Foguetes reúne as equipes com os melhores desempenhos na Mostra Brasileira de Foguetes - MOBFOG. Durante o evento, os/as participantes frequentam oficinas para construção de foguetes e testam seus lançamentos. Ao final, entram na competição para atingir o maior alcance de lançamento e são premiados com base no desempenho atingido.

Equipes do Campus Arapiraca com foguetes e certificadosA equipe composta pelos estudantes do Campus Arapiraca, Nyckollas Raphaell Nogueira e Pedro Henrique Monteiro, obteve o maior alcance de lançamento de todo o Ifal, com 199,1 metros. A outra equipe ouro do Campus Arapiraca agregou os/as discentes Beatriz Corrêa de Araújo, Ernâni Santos de Oliveira e Lídia Nathanaelly Garcia, conquistando 197,8m de alcance no lançamento do foguete.

Ambas as equipes do Campus Arapiraca foram orientadas pelo docente de Física Marcos Fabrício Lopes, que apontou os materiais utilizados na confecção do artefato. "São garrafas pet para a confecção do corpo do foguete, PVC para as aletas e filamento PLA para impressão 3D da coifa (bico do foguete)". As coifas, inclusive, foram produzidas nas impressoras 3D do Espaço 4.0 do campus.

Segundo o profissional, a participação no evento representou a oportunidade de aprender diversos aspectos da construção, lançamento e vôo de foguetes, a troca de experiências entre os colegas das instituições participantes e a representatividade de competir com equipes do Brasil inteiro.

"A jornada trouxe outro benefício para o campus, além da premiação dos alunos participantes, na forma da cessão de uma luneta astronômica, que futuramente iremos utilizar para realização de atividades práticas de observação do céu", contou sobre a decisão da organização do evento de doar o instrumento para as escolas participantes que ainda não o possuíam.

Saiba mais sobre a participação do Ifal no evento, na notícia relacionada: Ifal tem cinco equipes campeãs na 44ª Jornada de Foguetes

Comitiva do Ifal em Barra do Piraí/RJ