Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Equipes do Ifal Arapiraca são premiadas na Maratona Alagoana de Lógica

Equipes do Ifal Arapiraca são premiadas na Maratona Alagoana de Lógica

Medalhas foram entregues em cerimônia simbólica no campus

por Roberta Rocha publicado: 09/11/2023 16h14, última modificação: 09/11/2023 16h14

Das 22 medalhas conquistadas pelo Instituto Federal de Alagoas - Ifal na XIV Maratona Alagoana de Lógica, realizada na Universidade Federal de Alagoas - Ufal, nove foram de estudantes do Campus Arapiraca.

Pela impossibilidade de comparecer a Maceió para a solenidade de entrega de medalhas, ocorrida na Reitoria da Ufal, o grupo do Agreste alagoano participou de uma cerimônia simbólica de premiação na própria unidade de ensino, com a presença do diretor-geral Augusto de Oliveira e do docente de Matemática responsável pela preparação dos competidores, Luiz Gabriel Gomes.

A equipe formada por Thiago Natan da Silva, Luana Marina Ferro e Rubens José Firmino faturou a medalha de ouro na competição. Os medalhistas de prata foram Nycollas Raphaell Ribeiro, Ernany de Oliveira e Elias Custódio Júnior e de bronze, Anderson Felipe Santos, Darlan Carlos da Silva e José Antônio Porto Silva.

A Maratona de Lógica foi promovida pelo Instituto de Matemática da Ufal e contou com a participação de 32 escolas públicas e privadas, totalizando 120 equipes inscritas.

Relatos de superação

Pemiados deram depoimentos Durante a entrega dos certificados e medalhas na sala de reuniões do Ifal Arapiaca, os premiados tiveram a oportunidade de falar espontaneamente sobre a experiência. Os depoimentos revelaram a satisfação com o resultado e a gratidão pelo incentivo recebido para participar da competição.

O estudante Darlan Carlos, por exemplo, contou que não há ninguém em sua família com curso de graduação e, por não ter acesso a essa cultura de valorização da vida acadêmica, foram os estímulos dados pela instituição que possibilitaram conquistas nas olímpiadas de conhecimento.

As olimpíadas são uma nova porta que abrem para a gente e quero que outros [estudantes] tenham essa oportunidade" complementou Nycollas Ribeiro.

Quem compartilhou do mesmo pensamento foi o medalhista Rubens Firmino. "Desde que eu estava no 9º ano, era um sonho estar no Ifal. E é uma felicidade imensa estar aqui e participando das olimpíadas. Eu não tinha o incentivo na maioria das escolas que estudei, então eu estava limitado. Fico muito feliz com o tanto de oportunidade que o Ifal traz, não só de olimpíadas, mas de projetos de ensino, de pesquisa", destacou o discente.

O docente Gabriel Gomes confessou que, em sua época de estudante, também não teve às oportunidades oferecidas no campus. "Agora, como professor, quero facilitar um pouco mais essa caminhada de vocês. Que vocês saiam dessas competições melhores do que entraram: melhores pessoas, melhores estudantes".

Já o diretor-geral Augusto de Oliveira se pronunciou parabenizando as equipes e pedindo engajamento dos premiados para contagiar suas respectivas turmas com o interesse pelas olimpíadas. "Esse momento é a materialização do esforço de vocês. Tentem levar esse espírito para os outros colegas", pontuou.

Preparatório - O preparatório das equipes do campus participantes da Maratona Alagoana de Lógica aconteceu por meio do Ifal Olímpico, um projeto vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Inicialmente focada em olimpíadas de Química, Ciências e Biotecnologia, a iniciativa ganhou reforço extra na área de Matemática com a vinda do professor Gabriel Gomes do Campus Coruripe, onde já atuava com preparatórios para olimpíadas.