Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Entrevista de estágio ou emprego: confira o que é necessário saber
conteúdo

Notícias

Entrevista de estágio ou emprego: confira o que é necessário saber

Principais perguntas, informações sobre a empresa e atitudes para causar boas impressões ao avaliador
por Elaine Rodrigues publicado: 15/07/2021 09h20, última modificação: 17/08/2021 09h28
Exibir carrossel de imagens Uma boa preparação pode ajudar o estudante nesse momento

Uma boa preparação pode ajudar o estudante nesse momento

O currículo foi enviado e a empresa fez o convite para uma entrevista: começa o segundo grande teste para a vaga de estágio ou emprego. A entrevista é uma ferramenta utilizada pelas empresas para conhecer o perfil profissional e pessoal do candidato, pode ocorrer presencialmente, por telefone ou mesmo em um encontro on-line. De acordo com a coordenadora do curso técnico de Logística do Campus Arapiraca, Manuella Lyra, uma boa preparação pode ajudar o estudante a passar por essa fase da seleção.

Professora diz que a entrevista é uma etapa fundamental da seleçãoA professora Manuella é formada em Administração, especialista em Gestão de Projetos e mestre em Administração. Na disciplina de Gestão de Pessoas, parte das aulas é dedicada ao mercado de trabalho, planejamento de carreiras e discussões sobre o que as empresas esperam dos novos colaboradores. “A entrevista é uma etapa fundamental para o candidato se posicionar na vaga que deseja. A função da entrevista é avaliar em que medida os candidatos a uma determinada posição reúnem as competências por ela demandadas e que, portanto, contribuirão para o sucesso da empresa. Com isso, torna-se uma etapa fundamental para o candidato”.

Resiliência é a capacidade de lidar com problemas e se adaptar às mudançasDe acordo com a professora, seja presencial ou no meio remoto, um bom início é a apresentação do candidato. Postura corporal, segurança, clareza no que vai dizer e cordialidade são importantes no primeiro encontro e atitudes para levar durante toda a vida profissional. Além disso, a empresa pode procurar saber algumas questões como:

1. Fale sobre você. O que você acha que é importante que eu saiba?

2. O que você acha que eu não deveria saber a seu respeito?

3. Você é capaz de trabalhar sob pressão ou com prazos definidos ou com metas?

4. Conte uma situação a qual você teve que trabalhar sob pressão.

5. O que procura num emprego? Qual o trabalho ideal ou dos sonhos, pra você?

6. Por que você quer trabalhar na empresa? O que te atrai nesse emprego?

7. Você acha que se dará bem nesse cargo? Por quê?

8. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?

9. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação? Por quê? O que marcou?

10. Diga algum feito, uma ideia, contribuição, algo que as pessoas vão lembrar de você, em algum trabalho anterior.

Antes de tudo, cuidado com a hora da entrevista!E nessas horas, não adianta mentir! A orientação é responder cada pergunta com tranquilidade, atento ao foco, mas interagindo como uma conversa comum. “O nervosismo pode atrapalhar, mas tem algumas dicas que podem ajudar, como estudar bem a maneira de se portar mediante o entrevistador, analisar e treinar as possíveis perguntas e estudar sobre a empresa que você almeja a vaga”, aconselha a professora.

Para quem não conseguiu a vaga, Manuella orienta a continuar seguindo as dicas presentes nesta reportagem. E para os mais tímidos, a escola é um ótimo lugar para ajudar nas experiências. “Acredito fortemente nesse papel, a participação dos alunos em lives e eventos em geral que configurem a temática, bem como, dicas dos professores e servidores que estão correlacionados à área”.  Então, mesmo com vergonha, aproveite os momentos de apresentação de trabalhos e participe das atividades propostas pela instituição, as experiências vão ser importantes para novas etapas da vida!