Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Entrega de medalhas, divulgação de livro e integração intercampi marcam cerimônia referente à Olimpíada de Geografia

Evento ocorreu no Campus Arapiraca

por Roberta Rocha publicado: 15/12/2023 19h16, última modificação: 15/12/2023 19h31

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal medalhistas na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Geografia - OGB estiveram, nessa quinta-feira (14), no auditório do Campus Arapiraca, para a cerimônia de entrega das medalhas e certificados da competição. O momento reuniu docentes da área, dirigentes institucionais e os/as discentes premiados/as dos campi Arapiraca e São Miguel dos Campos.

A programação contou com apresentação cultural, pronunciamentos e divulgação do livro lançado pela professora de Geografia Adriana Ferreira. Intitulado “Diagnóstico Geoambiental da bacia do riacho Piauí em Arapiraca/AL”, a obra foi lançada pela Edufal no último 7 de dezembro e é fruto da pesquisa de mestrado recém-concluída da docente. Na publicação, Adriana faz um estudo sobre a degradação dos corpos hídricos, analisando como o uso e cobertura do solo interfere na qualidade das águas do riacho Piauí, que nasce na área urbana de Arapiraca e corta a área rural do município.

Cerimônia OBG"É, sobretudo, uma reflexão sobre como as ações humanas colaboram para dilapidar os recursos hídricos. É necessário conhecer as causas e consequências desses impactos para pensar uma relação harmônica e de respeito com esses corpos d’água que, mesmo com as limitações por causa da poluição, ainda continuam a ser utilizados pela população", comentou a autora. Ela presenteou o diretor-geral do Campus Arapiraca, Augusto de Oliveira, e o docente de Geografia do Campus São Miguel, Eduardo da Silva, com exemplares do livro.

Animados/as por participar da solenidade, os irmãos Ingrid Dhayanne e Igor Danyel, do curso de Informática para Internet do Campus São Miguel, chamaram a atenção pela forma como nomearam a equipe que formaram para competir na OBG: A grande família. Assim foram anunciados ao subir ao palco para receber a premiação correspondente e os cumprimentos da mesa diretora do evento.

Cerimônia OBG"Foi divertido e desafiador participar da Olimpíada, especialmente da terceira fase. E mais legal ainda estar aqui [no Campus Arapiraca], porque a gente nunca teve uma cerimônia assim, para valorizar o nosso esforço", comemorou Ingrid, medalhista de prata.

O docente de Geografia Eduardo da Silva, responsável por acompanhar os/as estudantes do Campus São Miguel durante a competição e na cerimônia de premiação, também reforçou a importância de celebrar o bom desempenhos das equipes. "Quero agradecer aos meus alunos que acreditaram, apostaram e estão aqui hoje. Tudo isso nos faz acreditar que a instituição está no caminho certo", destacou.

Para o diretor-geral Augusto de Oliveira, ter esse momento de reconhecimento do esforço do alunado é ainda uma forma de incentivo para novas conquistas. "Conhecimento é algo imaterial, mas quando a gente vê a medalha, é a materialização da dedicação, é para vocês visualizarem que estão conseguindo avanços na vida acadêmica", apontou.

Outro defensor do potencial transformador da educação, o docente de Geografia do Campus Arapiraca Geraldo Ramires falou sobre o tema em seu discurso. "Esse espaço [o Ifal] é o local onde a gente luta para conseguir ter um futuro melhor. Aqui é o nosso campo de batalha, de luta, de resistência. Essas certificações são resultado de quem luta. Isso é só o primeiro passo, é o primeiro aplauso que vocês vão ter", concluiu o profissional.

Após a sessão de discursos e a entrega das medalhas e certificados, as equipes de Arapiraca e São Miguel dos Campos participaram de uma dinâmica de integração. Clique aqui para conferir fotos desse e de outros momentos do evento.