Chegou ao fim a segunda edição do Curso de Introdução à Astronomia ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca. O evento de encerramento, ocorrido no dia 29 de novembro, contou com a palestra sobre "Hipótese Terra Rara" conduzida pelo presidente do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas - CEAAL, Romualdo Caldas, e uma atividade prática de observação de manchas solares.
Neste ano, a programação abordou temas como a história do universo, astrobiologia, os principais equipamentos utilizados para explorar o cosmos e outros tópicos essenciais para quem se interessa pela ciência do espaço. O curso, que teve início em setembro, atraiu dezenas de participantes e foi elogiado por seu conteúdo acessível e de alta qualidade.
O estudante Alysson Vinícius Santos de Farias, do curso técnico em informática, foi um dos concluintes e expressou satisfação em participar da iniciativa. "Alguns anos atrás, eu tinha um forte interesse por Astronomia, que foi uma das primeiras ciências que comecei a estudar por hobby. Por isso, quando surgiu a oportunidade de participar do curso, fiquei muito animado, pois poderia reacender esse velho interesse de estudar sobre o espaço", contou.
O estudante também destacou que o curso foi "bem completo e interessante", e que teve a oportunidade de aprender sobre diversos assuntos fascinantes. "Consegui adquirir novos conhecimentos astronômicos e reviver meu interesse pela área. Foi uma oportunidade de aprendizado maravilhosa", afirmou.
O sucesso da segunda edição do curso de Astronomia confirma o interesse da comunidade acadêmica em expandir seus conhecimentos sobre as ciências do cosmos e fortalece a posição do Ifal Arapiraca como polo de educação científica em Alagoas.
Para a docente de Física e idealizadora do curso no campus, Elenilda Oliveira, a proposta foi cumprida êxito, por despertar o interesse pela ciência e aproximar os participantes de temas científicos que podem parecer distantes, mas são parte do cotidiano.