Notícias
Empresa Junior de Tecnologia da Informação inicia atividades no Ifal Arapiraca
Empreendimento oferta serviços com preços abaixo do mercado; consulte orçamento
Graduandos/as do bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca iniciaram, neste mês de outubro, as atividades da Starti, uma empresa júnior focada na elaboração de projetos e consultorias na área de tecnologia da informação. Por meio do empreendimento, são ofertados serviços como criação e manutenção de sites institucionais, landing pages, portfólios; desenvolvimento de aplicativos e softwares; assistência com equipamentos e softwares para empresas, entre outros.
Os preços cobrados pelo grupo são abaixo dos praticados no mercado, porque a entidade não possui fins lucrativos. O objetivo é promover o empreendedorismo do alunado participante e seu contato com o mundo do trabalho.
Atualmente, a equipe da Starti é composta pelos/as graduandos/as Carlos Eduardo Barbosa, Juan Lucas Araújo Silva, Jamisson Alves de Paulo, José Lucas dos Santos, Larissa Clara dos Santos, João Victor Araújo Brito, que são alocados/as nas áreas gerencial, administrativa, financeira, projetos, vendas, marketing e de gestão de pessoas.
O grupo pode ser contatado pelo Instagram @starti_ej ou pelo e-mail starti.arapiraca@ifal.edu.br. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h.
Como fundar uma Empresa Júnior no Ifal
A Empresa Júnior é uma entidade em forma de associação civil, gerida por estudantes de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional de associados/as, capacitando-os para o mercado de trabalho.
No Ifal, a empresa candidata à habilitação e reconhecimento deve ser vinculada ao Instituto e desenvolver, sem fins lucrativos, atividades relacionadas ao campo de abrangência de pelo menos um curso de graduação, indicado em seu estatuto.
Já os/as discentes, para integrar o empreendimento, precisam estar regularmente matriculados/as em curso de graduação da instituição na área de atuação da Empresa Júnior e dedicar carga horária de 10 horas semanais ao trabalho voluntário na empresa.
A submissão de propostas para habilitação ocorre mediante participação em edital elaborado pela Pró-reitoria de Extensão, onde são avaliados critérios como a inovação, a viabilidade técnica e econômica, a articulação com Pesquisa e Ensino e a valorização do potencial empreendedor dos/as estudantes envolvidos/as.