Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Emoção e homenagens na formatura de 63 novos técnicos do E-tec

Emoção e homenagens na formatura de 63 novos técnicos do E-tec

Cursos de capacitação foram dados a servidores do Estado e dos municípios de Arapiraca e Major Izidoro

publicado: 12/12/2017 18h42, última modificação: 12/12/2017 18h42

A tarde desta segunda-feira (11) ficará na memória de dezenas de estudantes que conquistaram a formação técnica dada pelo Instituto Federal de Alagoas. Ao todo, 63 alunos se formaram no campus Arapiraca, nos cursos ofertados pela Escola Técnica Aberta do Brasil (E-tec), rede que integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.

Foram dois anos de aulas semipresenciais para as turmas de Secretariado Escolar e Infraestrutura Escolar. O grupo foi formado por estudantes de Arapiraca, Major Izidoro e municípios próximos.

Maria Aparecida Tenório, do curso de Infraestrutura, contou que foi a primeira capacitação feita por ela. A auxiliar de serviços diversos da Escola Estadual Professor José Moacir Teófilo, de Canafístula, começou a trabalhar em 2002. Aprendeu muito no trabalho, mas garantiu que agora vai contribuir mais com a vida escolar. “Foram dois anos de muito aprendizado, de assuntos que vou levar para a vida e também vão me ajudar a lidar com os alunos”, disse, emocionada pela formatura.

Muitos familiares e amigos próximos dos formandos também participaram do evento. Luciana Alves Ferreira, do curso de Infraestrutura, levou o filho, o pequeno Pedro Ribeiro, de sete anos, para receber o certificado. O momento comoveu os presentes. “Estou há sete anos na escola e foi o primeiro curso de capacitação que fiz. Me sinto realizada e agora já tenho mais conhecimento para a prática na escola”, afirmou Luciana Alves, que integra a equipe de Serviços Gerais da Escola Luiz Gonzaga Alapenha do Amaral, de Major Izidoro.

Mas nem todos estão na primeira formatura. Para Adriana da Silva, do mesmo curso, é preciso sempre renovar o conhecimento. Ela é auxiliar de Serviços Diversos da Escola Estadual Artur Ramos há dez anos, mas recentemente conquistou a graduação em Pedagogia e já pretende fazer a pós-graduação em Psicopedagogia. “Fazer um curso como esse e estudar são sempre formas de enriquecimento. Mesmo num cargo considerado administrativo, é importante saber a função de cada um, nossos direitos, como funciona cada setor”, contou.

E entre os formandos, teve também quem está quase se aposentando, mas nem por isso achou que era tarde demais para se capacitar. Josenílson de Araújo, da Escola Estadual Evelina do Carmo, fez o curso de Secretariado Escolar. Ele atua há mais de 30 anos como Assistente Administrativo em Traipu. “Vou me aposentar no ano que vem, mas aprendi muito no curso. Tirei muito proveito e hoje sei de informações que antes desconhecia”, contou logo após receber o certificado e comemorar com a família.

Cerimônia

Estiveram presentes no evento a professora Ana Cristina Vieira, diretora de Educação à Distância do Ifal, que foi representando o reitor do instituto, Sérgio Teixeira; a diretora-geral substituta do Ifal Arapiraca, Hosana Borges, representando o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro; o professor Luis Antônio Silva, coordenador-geral da Rede E-Tec do Brasil do Ifal; o professor Vagner Ramalho, chefe do Departamento Acadêmico do Ifal Arapiraca; Ângela Guadalupe, representando os coordenadores de curso; o professor José Enildo Freire, coordenador do polo Arapiraca; e Janyélson de Araújo, coordenador do polo Major Izidoro.

Todos que discursaram externaram a alegria pelas turmas que concluíram os cursos, apesar das dificuldades que foram aparecendo. “Nós do Instituto Federal de Alagoas estamos completando este ano, 2017, dez anos de Educação à Distância no Ifal, com cursos técnicos, superiores e pós-graduações. Para nós é um orgulho muito grande fazer parte da construção do conhecimento de cada um, vocês são a razão do nosso trabalho, da nossa dedicação do dia a dia”, ressaltou Ana Cristina Vieira.

E os formandos também externaram a gratidão. “Cada formando traz um sentimento único, seja a busca de um sonho, seja a busca por estabilidade financeira. Mas nós notamos também o quão é importante ter uma formação acadêmica, já que o mercado busca pessoas qualificadas”, disse a formanda Marili de Araújo Carlos, uma das oradoras dos cursos.

O evento ainda contou com música e muitas homenagens, como a que foi feita à professora Ana Lúcia do Nascimento. Ela ensinou nos cursos um pouco da história da Educação, mas transmitiu a dedicação e a motivação necessárias a quem já trabalha com Educação. Para os formandos, o apoio, o tempo e o envolvimento dela foram essenciais durante os dois anos de estudos. E a professora, emocionada, agradeceu a homenagem e contou o que tentou passar nas aulas: “eu mostrei para eles que todos são responsáveis pelo funcionamento da escola e pela formação dos alunos”, reforçou.