Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Egressos do Campus Arapiraca que cursam Medicina retornam à unidade para conduzir diálogo sobre Educação Sexual

Atividade foi desenvolvida durante a aula da disciplina de Educação Física

por Roberta Rocha publicado: 16/08/2023 10h47, última modificação: 16/08/2023 10h56

Uma turma de curso técnico integrado do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca debateu Educação Sexual na última terça-feira (15). O diálogo, que ocorreu em sala de aula, foi conduzido por um grupo de estudantes de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, integrantes do projeto "Ame com proteção". Entre eles, estavam três egressos do Ifal Arapiraca: Arthur Ribeiro, Marilia Eduarda Almeida e Guylherme Oliveira.

Vinculada à disciplina de Integração, Ensino, Saúde e Comunidade, cursada pelos/as graduandos/as em questão, a iniciativa teve o intuito de promover a conscientização de adolescentes do Ifal Arapiraca acerca de aspectos da estigmatização do corpo e da sexualidade, valores como consentimento e aceitação, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, riscos de gravidez indesejada, entre outros tópicos. Educação Sexual no campus

O público participante recebeu material educativo, esclareceu dúvidas a respeito do assunto e foi alertado sobre a importância de buscar fontes de informação segura sobre direitos e saúde sexual. "É preciso [ter informação de qualidade] para ter senso crítico", ressaltou Guylherme Oliveira.

Para Arthur Ribeiro, ex-aluno do curso técnico de Informática do campus e hoje estudante de Medicina, o momento representou o cumprimento da missão da ciência, que é apresentar melhorias à vida das pessoas.

"No Ifal, tive oportunidade de aprender sobre como a Extensão é essencial no processo de levar o conhecimento acadêmico da instituição formadora para a comunidade", lembrou Arthur Ribeiro.

"Hoje, tive a felicidade de levar conhecimentos da universidade para a comunidade acadêmica do Ifal, em um projeto voltado para discussão da educação sexual. Junto aos meus colegas e com a ajuda fundamental da enfermeira Thayná, [pudemos] transmitir esses conhecimentos utilizando bases da metodologia ativa de ensino, nesse caso, o Team Based Learning (TBL). Agradecemos à direção do Ifal Arapiraca, por nos permitir abordar um tema tão relevante com os alunos e por manter as portas abertas para uma parceria entre Ufal - Ifal", destacou o egresso.

A atividade contou com o apoio da docente de Educação Física do Campus Arapiraca, Karinne Coelho, que liberou o horário de aula da disciplina para a realização do projeto.

Educação Sexual no campus