Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Egressa do Ifal será professora assistente de português na Universidade de Yale

Egressa do Ifal será professora assistente de português na Universidade de Yale

Egressa cursou especialização em Linguagens e Práticas Sociais ofertada pelo Campus Arapiraca

publicado: 28/06/2022 16h47, última modificação: 28/06/2022 16h59

Uma egressa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi contemplada com uma bolsa de intercâmbio para atuar como professora assistente de língua portuguesa na Universidade de Yale, considerada uma das mais importantes do mundo. Laura Emília concluiu, em 2022, a especialização em Linguagens e Práticas Sociais ofertada pelo Campus Arapiraca, além de ter sido aluna do Ensino Médio do Instituto no Campus Palmeira dos Índios. No mês de agosto deste ano, Laura dá início a uma das etapas mais desafiadoras de sua trajetória acadêmica, após ter sido aprovada em seleção realizada pela Comissão Fulbright Brasil.

“Foi um processo longo, que iniciou em junho do ano passado. Depois de diversas etapas, fico muito feliz em ter sido escolhida para essa experiência”, destaca Laura, que ficará até maio de 2023 atuando na Universidade de Yale. A conquista é resultado da seleção do Foreign Language Teaching Assistant (FTLA) Program, edital promovido pela Comissão Fulbright Brasil que oferta bolsas para jovens professores de inglês/português atuarem como docentes assistentes em instituições americanas.

De acordo com Laura, a especialização em Linguagens e Práticas Sociais do Ifal contribuiu não só para a conquista do intercâmbio, mas também para a sua formação enquanto professora. “A especialização contribuiu muito com minha prática docente. Foi uma oportunidade para refletir sobre teorias do Ensino, de Linguística e sobre como colocar todo esse conhecimento na prática de sala de aula”, destacou.

Durante o Ensino Médio no Campus Palmeira dos Índios, Laura teve contato com professores que a motivaram a construir uma carreira acadêmica assim que ingressasse na universidade. A egressa do Ifal cita a professora Vanusia Amorim, de Língua Portuguesa, e o professor Abel Coelho, de Química, como grandes incentivadores para seu ingresso no campo da pesquisa e da extensão.

“Tenho uma relação de muito agradecimento ao Instituto. Foi por todas as oportunidades que eu tive no meu Ensino Médio que entrei na graduação com essa vontade de continuar pesquisando, de continuar fazendo trabalhos de extensão. É uma semente que o Ifal plantou em mim”, disse Laura. A egressa é graduada em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e atualmente cursa o mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA).

Inscrições abertas para seleção 2023

Os interessados em participar da seleção do FTLA devem ficar atentos, pois o prazo de inscrições segue até o dia 1º de agosto.

Os requisitos para participar são: possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana; possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou inglesa, com conclusão do curso após 31 de dezembro de 2017; ter proficiência em inglês, com certificado TOEFL-ITP, TOEFL-iBT; IELTS ou Duolingo (verificar notas mínimas no edital); residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção; não receber ou ter recebido bolsa ou benefício financeiro da Comissão Fulbright ou outras agências ou entidades brasileiras para programa similar.

Os aprovados contarão com os seguintes benefícios: estipêndio mensal; passagem aérea internacional; auxílio de compra de livros; ajuda de custo para instalação nos EUA; seguro para acidentes e doenças limitado (ASPE – Accident and Sickness Program for Exchanges); seminário de Orientação Pré-Partida em São Paulo; seminário de Orientação na chegada aos Estados Unidos; seminário de Acompanhamento nos Estados Unidos; taxa de visto J-1.

Mais informações neste link: https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/flta-quer-ensinar-portugues-nos-eua/