Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > É hora de planejar 2019!

É hora de planejar 2019!

'É refletir sobre o que você vai fazer, por que você vai fazer isso, qual a sua intenção, como você vai fazer isso? Por que isso é necessário? '

por Elaine Rodrigues publicado: 08/01/2019 16h03, última modificação: 08/01/2019 16h08
Exibir carrossel de imagens Professores reunidos na Jornada de Planejamento Docente 2019

Professores reunidos na Jornada de Planejamento Docente 2019

O início de um calendário é um convite à renovação. Mês um do ano novo. Hora de refletir sobre o que passou e pautar as metas para 2019. Este ano, o Ifal Arapiraca recebe 80 estudantes dos primeiros cursos superiores e, nos cursos técnicos presenciais, 224 novos alunos. Fora isso, a casa acolhe também os estudantes que continuam no campus.

O ano letivo começa no dia 14 de fevereiro, mas o planejamento das ações já começou. Nesta terça-feira, 8, foi realizada a Jornada de Planejamento Docente, um encontro entre os professores para motivar essa reflexão e dar início às primeiras ações para o próximo ano letivo.

Jornada2.jpeg

O campus recebeu a professora doutora Divanir Reis, que fez algumas considerações sobre o planejamento em relação às demandas do cotidiano. “O ato de planejar precede qualquer prática da vida humana. Planejar enquanto profissional, pensar sobre a sua ação, o que você vai fazer, qual a importância disso para os sujeitos desse processo, que no nosso caso são os estudantes. E o ato de planejar não é simplesmente produzir planos, registrar, elaborar. Mas é refletir sobre o que você vai fazer, por que você vai fazer isso, qual a sua intenção, como você vai fazer isso? Por que isso é necessário? Observando a realidade que você tem, os sujeitos do processo de aprendizagem, que são os nossos alunos, o lugar, que é aqui, Arapiraca e o entorno, e a instituição que é o Instituto Federal, que é uma instituição de educação profissional”, explica Divanir.

A coordenadora de Formação Geral, Waléria Ferreira, diz que o planejamento é essencial na atividade docente. “A gente se preocupa, se ocupa previamente do que a gente precisa fazer para que no ano letivo seguinte nós possamos atender às novas demandas. Como o mundo está numa constante revolução, principalmente tecnológica, e as informações circulam de uma maneira muito rápida na sociedade atual, é importante que a gente repense a forma como vai trabalhar os conteúdos de cada disciplina. Então, este é o momento para pensar o que pode fazer de diferente”.

Jornada1.jpegA ação é feita no campus Arapiraca anualmente. E é justamente antes das férias para que os profissionais estejam preparados para o retorno às aulas.

Mas o planejamento não é restrito aos professores. “Os alunos organizam seus horários, as formas de chegar aqui, eles planejam a vida deles porque estar nesta instituição muda os horários, as formas de pensar, as situações de lazer”, lembra Divanir. Ela reforça ainda que cada ano traz novos desafios.

A instituição está se preparando para 2019 e deixa o convite: vamos fazer uma reflexão e planejar as ações deste ano também?

Jornada.jpeg