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Docentes do Campus Arapiraca são selecionados para capacitação do Projeto H2-Brasil
Os professores do Ifal concorreram com docentes de institutos e universidades federais de todo o país
Três docentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram selecionados para participarem da capacitação em Hidrogênio Verde do Projeto H2-Brasil, iniciativa coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com a Sociedade Alemã de Cooperação Internacional. Foram ofertadas vagas para docentes de institutos e universidades federais de todo o país.
Os docentes Ifal aprovados são do Campus Arapiraca: Augusto César Lúcio de Oliveira, José Arnóbio de Araújo Júnior e Renata Imaculada Soares Pereira.
Confira o resultado da seleção de docentes das universidades e institutos federais.
Contexto e objetivo do Projeto H2-Brasi
O contexto mundial de transição energética para uma economia com zero emissões de carbono prioriza o uso de energias renováveis como a solar, a eólica e a hídrica em oposição as oriundas de fontes fósseis. Entretanto, um dos desafios do uso de tais fontes surge pelo fato delas serem intermitentes e não armazenáveis e, portanto, devem ser usadas localmente ou enviadas para uma rede de distribuição. No Brasil, a capacidade de produção de energia a partir das renováveis é enorme podendo gerar, em certos momentos, um excedente de energia.
O hidrogênio, H2, surge então como uma forma de armazenar estas energias. O H2, que é um vetor energético, pode ser obtido através de diferentes rotas, sendo a eletrólise uma das consideradas mais limpas, com baixa ou nula emissão de carbono. A eletrólise, reação da quebra da molécula da água em H2 e O2, requer o uso de energia por não ser uma reação espontânea. Caso a energia usada seja renovável, o H2 produzido via eletrólise é denominado H2Verde.
Em uma de suas ações, o projeto H2Brasil-Power-to-X prevê a capacitação dos futuros profissionais brasileiros que atuarão na cadeia do H2Verde, desde a produção de H2 até o uso final (Power-to-X) através de cursos teóricos e práticos ministrados por especialistas e professores, em instituições de ensino parceiras selecionadas no projeto.
A assessoria prevista, cujo escopo é objeto deste documento, refere-se ao campo de atuação na Qualificação Profissional. As intervenções no campo de atuação 3 visam “fortalecer as capacidades humanas e técnicas de instituições brasileiras selecionadas de formação profissional e universitária na área de hidrogênio verde/PtX em preparação para o ramp-up do mercado”. Para tanto tem como estratégia o fortalecimento da base de conhecimentos e disponibilização de informações, e objetiva identificar os principais atores envolvidos na promoção e execução do H2-Verde PtX-Brasil, e as necessidades por capacitação.
Como parte deste projeto, pelo menos 300 multiplicadores (professores, conferencistas, pessoal de formação profissional, 20% dos quais são mulheres) vão receber formação
adicional sobre o tema hidrogénio verde/PtX, bem como 8 conceitos de aprendizagem na área de H2/PtX são desenvolvidos e implementados em vários níveis de ensino (cursos experimentais, módulos de formação profissional e contínua, qualificação acadêmica).