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Docentes do Campus Arapiraca são selecionados para capacitação do Projeto H2-Brasil

Os professores do Ifal concorreram com docentes de institutos e universidades federais de todo o país

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 05/08/2022 17h55, última modificação: 05/08/2022 17h58

Três docentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram selecionados para participarem da capacitação em Hidrogênio Verde do Projeto H2-Brasil, iniciativa coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com a Sociedade Alemã de Cooperação Internacional. Foram ofertadas vagas para docentes de institutos e universidades federais de todo o país.

Os docentes Ifal aprovados são do Campus Arapiraca: Augusto César Lúcio de Oliveira, José Arnóbio de Araújo Júnior e Renata Imaculada Soares Pereira.

Confira o resultado da seleção de docentes das universidades e institutos federais.

Contexto e objetivo do Projeto H2-Brasi

O contexto mundial de transição energética para uma economia com zero emissões de  carbono prioriza o uso de energias renováveis como a solar, a eólica e a hídrica em  oposição as oriundas de fontes fósseis. Entretanto, um dos desafios do uso de tais fontes  surge pelo fato delas serem intermitentes e não armazenáveis e, portanto, devem ser  usadas localmente ou enviadas para uma rede de distribuição. No Brasil, a capacidade de  produção de energia a partir das renováveis é enorme podendo gerar, em certos  momentos, um excedente de energia. 

O hidrogênio, H2, surge então como uma forma de armazenar estas energias. O H2, que  é um vetor energético, pode ser obtido através de diferentes rotas, sendo a eletrólise uma  das consideradas mais limpas, com baixa ou nula emissão de carbono. A eletrólise, reação  da quebra da molécula da água em H2 e O2, requer o uso de energia por não ser uma  reação espontânea. Caso a energia usada seja renovável, o H2 produzido via eletrólise é  denominado H2Verde. 

Em uma de suas ações, o projeto H2Brasil-Power-to-X prevê a capacitação dos futuros  profissionais brasileiros que atuarão na cadeia do H2Verde, desde a produção de H2 até  o uso final (Power-to-X) através de cursos teóricos e práticos ministrados por especialistas  e professores, em instituições de ensino parceiras selecionadas no projeto. 

A assessoria prevista, cujo escopo é objeto deste documento, refere-se ao campo de  atuação na Qualificação Profissional. As intervenções no campo de atuação 3 visam  “fortalecer as capacidades humanas e técnicas de instituições brasileiras selecionadas de  formação profissional e universitária na área de hidrogênio verde/PtX em preparação para  o ramp-up do mercado”. Para tanto tem como estratégia o fortalecimento da base de  conhecimentos e disponibilização de informações, e objetiva identificar os principais atores  envolvidos na promoção e execução do H2-Verde PtX-Brasil, e as necessidades por  capacitação. 

Como parte deste projeto, pelo menos 300 multiplicadores (professores, conferencistas,  pessoal de formação profissional, 20% dos quais são mulheres) vão receber formação 

adicional sobre o tema hidrogénio verde/PtX, bem como 8 conceitos de aprendizagem na  área de H2/PtX são desenvolvidos e implementados em vários níveis de ensino (cursos  experimentais, módulos de formação profissional e contínua, qualificação acadêmica).