Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Discentes de Sistemas Biomédicos desenvolvem melhorias em serviços de saúde ofertados no Agreste alagoano
conteúdo

Notícias

Discentes de Sistemas Biomédicos desenvolvem melhorias em serviços de saúde ofertados no Agreste alagoano

Estudantes aplicaram conhecimentos obtidos no Ifal Arapiraca para aperfeiçoar o uso de equipamentos médicos em três instituições

por Roberta Rocha publicado: 17/02/2025 22h16, última modificação: 18/02/2025 22h48

Discentes do curso superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca têm aplicado os conhecimentos obtidos em sala de aula para melhorar o manejo de equipamentos médicos em instituições de saúde da cidade do Agreste alagoano.

A ação é vinculada à disciplina Prática Extensionista Integrada ao Currículo e alguns dos resultados gerados foram apresentados na última quinta-feira (12), na sede da Otomed, um centro de reabilitação auditiva de Arapiraca/AL que está entre os beneficiários da iniciativa.

Histórico - Os/as graduandos/as visitaram a Otomed, analisaram a estrutura física, os equipamentos utilizados para exames auditivos e conheceram o fluxo de atendimento. A partir dessa interação, e com acompanhamento de profissionais do local, desenvolveram produtos e propostas de intervenção focadas no aperfeiçoamento dos serviços ofertados.

Para Luciana Melo, fonoaudióloga que acompanhou a atuação dos/as estudantes na Otomed, o impacto da parceria com o Ifal foi muito satisfatório. "Os estudantes aprenderam um pouco sobre a forma de utilização dos equipamentos e como, na prática, pequenas falhas dos equipamentos podem repercutir no resultado dos exames. Realizaram a matriz de criticidade [ferramenta de manutenção industrial e gestão de riscos] dos nossos equipamentos; fizeram uma adaptação dos manuais dos equipamentos, evidenciando os pontos-chave para uso, manutenção e higienização; nos ofertaram um mapa de risco da sala de atendimento; apontaram pontos para obtermos uma melhor funcionalidade dos equipamentos e do ambiente de trabalho", detalhou.

Com as propostas do alunado implementadas, a profissional elogiou a oferta da graduação na região e a qualidade da formação. "Gostaria de ressaltar a importância dessa formação para um mercado de trabalho tão escasso nessa área. Além de destacar a excelente grade curricular, preparando os graduandos para realizarem uma análise ampla e completa do serviço e do ambiente. E não posso deixar de falar no empenho desses estudantes que se mostraram muito interessados e preparados para contribuir com a melhoria do nosso trabalho".

CICLO DE APRESENTAÇÕES

Prática Extensionista de Sistemas BiomédicosA explanação sobre as soluções desenvolvidas pelos estudantes na Otomed contou com a presença da diretora-geral do centro médico, Luciana Motta, da gerente administrativa Jussara Campos e da fonoaudióloga Luciana Melo. Do Ifal Arapiraca, compareceram o diretor-geral Augusto de Oliveira, a chefe do Departamento de Ensino, Aline Maria, o coordenador do curso de Sistemas Biomédicos, Paulo Cunha, e a docente responsável pela disciplina de Prática ExtensionistaPaulyanne Araújo. 

A disciplina em questão é uma atividade curricular integrante de todos os cursos superiores do Ifal, voltada a promover a interação entre a instituição e a comunidade.

Essa foi a primeira de uma série de apresentações das produções dos graduandos/as de Sistemas Biomédicos neste semestre letivo dentro da Prática ExtensionistaPara a próxima quinta (20) e sexta-feira (21), estão previstas apresentações na Pestalozzi Arapiraca (centro de prevenção e reabilitação da pessoa com deficiência física e intelectual) e no Banco de Leite Humano de Arapiraca. Nas duas ocasiões, outras equipes de estudantes irão expor as melhorias idealizadas para as respectivas entidades.