Notícias
Discentes de Sistemas Biomédicos desenvolvem melhorias em serviços de saúde ofertados no Agreste alagoano
Estudantes aplicaram conhecimentos obtidos no Ifal Arapiraca para aperfeiçoar o uso de equipamentos médicos em três instituições
Discentes do curso superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca têm aplicado os conhecimentos obtidos em sala de aula para melhorar o manejo de equipamentos médicos em instituições de saúde da cidade do Agreste alagoano.
A ação é vinculada à disciplina Prática Extensionista Integrada ao Currículo e alguns dos resultados gerados foram apresentados na última quinta-feira (12), na sede da Otomed, um centro de reabilitação auditiva de Arapiraca/AL que está entre os beneficiários da iniciativa.
Histórico - Os/as graduandos/as visitaram a Otomed, analisaram a estrutura física, os equipamentos utilizados para exames auditivos e conheceram o fluxo de atendimento. A partir dessa interação, e com acompanhamento de profissionais do local, desenvolveram produtos e propostas de intervenção focadas no aperfeiçoamento dos serviços ofertados.
Para Luciana Melo, fonoaudióloga que acompanhou a atuação dos/as estudantes na Otomed, o impacto da parceria com o Ifal foi muito satisfatório. "Os estudantes aprenderam um pouco sobre a forma de utilização dos equipamentos e como, na prática, pequenas falhas dos equipamentos podem repercutir no resultado dos exames. Realizaram a matriz de criticidade [ferramenta de manutenção industrial e gestão de riscos] dos nossos equipamentos; fizeram uma adaptação dos manuais dos equipamentos, evidenciando os pontos-chave para uso, manutenção e higienização; nos ofertaram um mapa de risco da sala de atendimento; apontaram pontos para obtermos uma melhor funcionalidade dos equipamentos e do ambiente de trabalho", detalhou.
Com as propostas do alunado implementadas, a profissional elogiou a oferta da graduação na região e a qualidade da formação. "Gostaria de ressaltar a importância dessa formação para um mercado de trabalho tão escasso nessa área. Além de destacar a excelente grade curricular, preparando os graduandos para realizarem uma análise ampla e completa do serviço e do ambiente. E não posso deixar de falar no empenho desses estudantes que se mostraram muito interessados e preparados para contribuir com a melhoria do nosso trabalho".
CICLO DE APRESENTAÇÕES
A explanação sobre as soluções desenvolvidas pelos estudantes na Otomed contou com a presença da diretora-geral do centro médico, Luciana Motta, da gerente administrativa Jussara Campos e da fonoaudióloga Luciana Melo. Do Ifal Arapiraca, compareceram o diretor-geral Augusto de Oliveira, a chefe do Departamento de Ensino, Aline Maria, o coordenador do curso de Sistemas Biomédicos, Paulo Cunha, e a docente responsável pela disciplina de Prática Extensionista, Paulyanne Araújo.
A disciplina em questão é uma atividade curricular integrante de todos os cursos superiores do Ifal, voltada a promover a interação entre a instituição e a comunidade.
Essa foi a primeira de uma série de apresentações das produções dos graduandos/as de Sistemas Biomédicos neste semestre letivo dentro da Prática Extensionista. Para a próxima quinta (20) e sexta-feira (21), estão previstas apresentações na Pestalozzi Arapiraca (centro de prevenção e reabilitação da pessoa com deficiência física e intelectual) e no Banco de Leite Humano de Arapiraca. Nas duas ocasiões, outras equipes de estudantes irão expor as melhorias idealizadas para as respectivas entidades.