Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Discentes e docentes de Letras/Português aprovam trabalho para apresentação no Encontro Nacional de Licenciaturas
conteúdo

Notícias

Discentes e docentes de Letras/Português aprovam trabalho para apresentação no Encontro Nacional de Licenciaturas

Evento ocorre em dezembro, no Rio Grande do Sul

por Roberta Rocha publicado: 23/11/2023 20h14, última modificação: 27/11/2023 17h29

Um projeto de iniciação à docência vinculado à Licenciatura em Letras/Português do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca recebeu o aceite da comissão científica do 9º Encontro Nacional das Licenciaturas - Enalic para ser apresentado no evento, que ocorre de 6 a 8 de dezembro de 2023, na cidade de Lajeado - RS.

Intitulado "Cantaletrando: o uso da música na sala de aula do ensino fundamental público de Arapiraca como estímulo à interpretação textual - leitura, escrita e fala no Pibid/Ifal", o trabalho aborda as experiências vivenciadas pelos licenciandos Flaudízio Andrade e Leidiane de Araújo com estudantes do 7º ano da Escola Municipal Djalma Mateus Santana, localizada em Arapiraca/AL. 

Ao longo deste ano, os graduandos de Letras/Português mencionados têm realizado aulas expositivas, rodas de conversa e oficinas temáticas para promover a interlocução entre literatura e música, de modo a facilitar o processo de aprendizagem do público participante na disciplina de Língua Portuguesa. O objetivo, segundo Flaudízio Andrade, é "desburocratizar o conhecimento". 

A atuação dos licenciandos envolvidos é orientada pelas docentes Rosângela Nunes de Lima e Anne Dayse Barbosa. Com essa iniciativa, executada por meio do Programa Institucional de Iniciação à Docência - Pibid/Ifal, os estudantes da rede pública municipal chegam a criar suas próprias composições musicais inspiradas em trechos de livros clássicos. 

O relato das atividades desenvolvidas pelo grupo irá compor a programação do eixo temático Processos de Ensino e Aprendizagem no Enalic 2023 e quem deve comparecer para fazer a explanação são o discente Flaudízio e a professora Rosângela. 

O evento no Sul do país terá como tema "Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais", englobando também o 8º Seminário Nacional do Pibid e o 3º Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica. Saiba mais clicando aqui.