Notícias
Dezenas de crianças são certificadas como "guardiãs do verde" em encerramento de projeto de educação ambiental
Iniciativa de extensão do Ifal Arapiraca promoveu sete meses de atividades lúdicas e formativas sobre preservação e sustentabilidade
Dezenas de crianças receberam, nessa segunda-feira (17), o certificado de "Pequenos Guardiões do Verde" após participarem do projeto de extensão homônimo do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca. A proposta de educação ambiental levou ao público do 3º e 4º ano da Escola Municipal Suely de Almeida Lima conceitos de preservação, sustentabilidade e importância das áreas verdes da cidade de Arapiraca/AL.
Os/as protetores/as mirins receberam a honraria na unidade de ensino federal, marcando o encerramento dos sete meses de atividades da iniciativa. Ao longo da execução, os/as estudantes do curso técnico de Informática do Campus Arapiraca, Isabela Ferreira, João Vitor, Richard Braga e Wadeilton Ferreira, orientados/as pelas docentes Adriana Santana Ferreira e Cledja Rolim, conduziram ações de sensibilização sobre o cuidado com o planeta.
As crianças participaram de oficinas, jogos educativos, visitas técnicas e momentos de integração que estimularam a consciência ambiental de forma lúdica. Entre as ações desenvolvidas, destacaram-se: oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis, exibição de filme temático, oficina de raciocínio e escrita com caça-palavras ambiental, bingo da diversidade das espécies e uma imersão na Área Verde de Arapiraca — realizada com a participação da educadora ambiental Dayana Monique, em parceria com a Prefeitura Municipal.
No dia do encerramento, a programação incluiu brincadeiras, lanche coletivo e a premiação do concurso "Desenhando um mundo verde". Na ocasião, a professora Adriana Ferreira também agradeceu aos parceiros da escola atendida e explicou que
os extensionistas do projeto seguem atuando na elaboração de um site, onde toda a trajetória do "Pequenos Guardiões do Verde" será documentada, fortalecendo o caráter formativo e comunitário da ação.
Para a menina Emmanuelly Rodrigues, o orgulho de ser nomeada uma protetora da natureza estava estampado no sorriso ao fim da cerimônia.
"Eu amei participar desse projeto. Aprendi que a gente não pode jogar lixo no chão e a gente tem que cuidar das áreas verdes", resumiu.