Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > De olho no mercado de trabalho: saiba como fazer um currículo competitivo
conteúdo

Notícias

De olho no mercado de trabalho: saiba como fazer um currículo competitivo

Dicas sobre diagramação e as informações essenciais para causar um bom impacto à empresa
por Elaine Rodrigues publicado: 17/05/2021 11h51, última modificação: 17/08/2021 09h37
Exibir carrossel de imagens O documento é a primeira impressão que a empresa terá sobre os candidatos que buscam a vaga

O documento é a primeira impressão que a empresa terá sobre os candidatos que buscam a vaga

A tão sonhada oportunidade em um estágio ou em um emprego começa com planejamento de carreira e organização. E uma ferramenta essencial para esses primeiros passos é o currículo, que é também o documento exigido pelas empresas para a primeira avaliação dos candidatos. O Instituto Federal de Alagoas vem divulgando vagas para o mercado de trabalho e você confere nesta reportagem algumas dicas e orientações para elaborar ou mesmo valorizar o seu currículo.

As informações são da professora Manuella Lyra, coordenadora do curso técnico de Logística do Campus Arapiraca. A docente é formada em Administração, especialista em Gestão de Projetos e mestre em Administração. Manuella trabalhou com diversos projetos na área de Recursos Humanos e na disciplina de Gestão de Pessoas conversa com os estudantes sobre mercado de trabalho, planejamento de carreira e o que as empresas buscam dos novos colaboradores. “De maneira geral, as empresas buscam hoje profissionais resilientes, com boa capacidade de adaptação às mudanças. O perfil desejado pela empresa, vai depender de alguns fatores, entre eles, a necessidade da organização e de sua área de atuação”.

Para começar

Professora dá dicas sobre como fazer o documentoO planejamento de carreira é o ponto inicial. “Primeiramente, deve-se pensar no que se pretende atuar, no que gosta de fazer, no que gostaria de trabalhar”. O próximo passo é buscar informações sobre a área, os cursos necessários para ingressar na profissão escolhida. E aí vem o currículo, que vai mostrar para o entrevistador um aspecto geral sobre o candidato à vaga.

“O candidato deve destacar os seguintes aspectos: mostrar porque merece o cargo, ressaltar o que contribuiu nas ex-empresas, demonstrar que possui um objetivo profissional bem definido e destacar somente os seus pontos positivos”, ressalta a professora.

Dicas rápidas de diagramação

Seja tradicional, opte por papel branco, em tamanho A4 e utilize no máximo duas folhas (não utilize os versos das folhas).

Utilize fonte Arial ou Times (escolha somente uma fonte), cor preta, em tamanho 11 ou 12 para a maior parte das informações.

É possível destacar alguns aspectos com negrito e sublinhado, uma fonte maior, mas seja razoável.

Use frases curtas e sempre faça uma revisão para checar dados e possíveis erros de ortografia.

E não precisa colocar foto no currículo, a não ser que seja solicitado no anúncio da vaga. Nesse caso, escolha uma foto em formato 3x4, com fundo branco.

"De maneira geral, as empresas buscam hoje profissionais resilientes, com boa capacidade de adaptação às mudanças" (Manuella Lyra)

Divisão do currículo

Dados pessoais

A empresa precisa saber quem você é. Então coloque seu nome completo, idade, estado civil, endereço, telefone e e-mail. Números de documentos pessoais não são necessários.

Objetivo ou área pretendida

É a posição desejada, cargo pretendido ou a área de interesse profissional caso não seja mencionada no anúncio da vaga. É uma breve descrição do que você deseja, então informe a área, cargo, até mesmo para que o selecionador identifique o processo seletivo do currículo.

Formação acadêmica

Informe o nome da instituição, início e término do curso (ou previsão, caso ainda esteja cursando). A lista começa com a formação mais recente e se encerra na mais antiga. Os estudantes de cursos técnicos devem informar a formação técnica do ensino técnico profissionalizante, além da formação escolar.

Experiência profissional

A lista é semelhante à da formação escolar, começando com as atividades mais recentes. Deve constar o nome da empresa, cargo ocupado e a atribuição, além do período de trabalho ou de estágio. “Essa etapa demonstra o crescimento profissional do candidato. Você pode detalhar brevemente suas principais atividades ou funções em cada cargo. E nunca deve mentir”, explica Manuella, complementando que o estudante que não tiver tido experiência profissional pode destacar estágios, trabalhos, pesquisas, cursos, congressos e viagens técnicas.

Habilidades e qualificações profissionais

Nessa parte é necessário desenvolver um breve perfil que caracterize os principais pontos fortes e as suas principais realizações profissionais, interesses, capacidades e competências. Cursos de informática, de idiomas, entre outros, além de palestras e eventos que agreguem valor à vaga pretendida.

O currículo é a primeira impressão. Com isso, torna-se a ferramenta principal de oportunidade para quem quer buscar uma vaga no mercado de trabalho. Ele precisa conter, de forma clara e objetiva, seus anseios, sua formação, seus pontos positivos, afinal, a meta é que ele seja atrativo para a equipe de seleção”, finaliza a professora Manuella.

Veja aqui um modelo de currículo para se inspirar e fazer o seu!