Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Dois projetos do Ifal Arapiraca estão entre os cinco finalistas de Alagoas para a Febrace 2024 e irão participar da mostra em SP

Evento acontece de 18 a 22 do próximo mês

por Roberta Rocha publicado: 16/02/2024 11h51, última modificação: 16/02/2024 12h30

Dos cinco projetos alagoanos finalistas da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, dois são oriundos do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca. Conhecida como a maior feira científica do país por reunir anualmente uma grande mostra de projetos inovadores desenvolvidos por jovens estudantes de todas as regiões brasileiras, a Febrace ocorrerá entre os dias 18 e 22 de março de 2024, na USP, em São Paulo/SP.

As iniciativas selecionadas do Campus Arapiraca para o evento foram: "Impressão 3D e corte a laser: produzindo kits de Robótica Educacional e de Internet das Coisas com sustentabilidade, criatividade e inovação" e "Monitoramento de atos do Executivo Municipal de Alagoas a partir dos Diários Oficiais: analisando nomeações e exonerações".

Integrantes do grupo de pesquisa PET 3D

O primeiro projeto mencionado está vinculado ao grupo de pesquisa conhecido como PET 3D e conta com a atuação dos/as discentes Joana Fabiana Rodrigues, Josias Souza Neto e Yasmin Nunes, sob orientação e co-orientação, respectivamente, das professoras Renata Pereira e Fernanda Cordeiro. A equipe garantiu vaga como semifinalista da Febrace após obter o 1º lugar na Mostra Científica e Tecnológica da Escola Epial - Mocitepial, realizada na cidade de Arapiraca, no último mês de novembro.

Já o projeto voltado à analise das nomeações e exonerações tem a participação do estudante Alex da Silva Custódio e a orientação do docente Daniel Fireman. A proposta deles foi submetida diretamente para análise do comitê de seleção da Febrace e aprovada como semifinalista do evento.

Tanto quem concorreu pela submissão direta quanto os projetos de destaque indicados pelas mostras científicas afiliadas da Febrace passaram por uma última etapa de avaliação on-line, realizada em janeiro deste ano, para conseguir se classificar para as atividades presenciais em março. Confira as apresentações da equipe de Impressão 3D na ocasião: Vídeo 1 e Vídeo 2.

Integrantes do projeto de impressão 3D apresentam iniciativa finalista para autoridades de instituições de pesquisaIntegrantes do projeto de impressão 3D também se reuniram, no dia 8 de fevereiro, com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Silvio Bulhões, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal, Fabio Guedes Gomes, para dar detalhes do trabalho executado. O momento contou com a presença de outras duas equipes selecionadas para representar Alagoas na Febrace e ocorreu porque a pesquisa em questão é desenvolvida no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – PibicJr, com financiamento da Fapeal. Saiba mais aqui.

Transparência pública

Um dos projetos que irá representar o Ifal e Alagoas na Febrace, o "Monitoramento de atos do Executivo Municipal de Alagoas a partir dos Diários Oficiais: analisando nomeações e exonerações" se concentra na melhoria da transparência pública. Por meio do desenvolvimento de softwares que extraem os atos, as nomeações e as exonerações dos Diários Oficiais de municípios alagoanos, a iniciativa se propõe a contabilizar e publicar virtualmente esse material em um website intuitivo, onde a visualização das informações pode ser feita por município: o exoonero.org.

"O Estado de Alagoas é composto por 102 municípios e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) realiza a publicação de um diário único, agregando 94 diários municipais. Embora funcione bem para seus propósitos, os arquivos publicados dificultam o processamento automatizado por programas de computador. Além da utilização do formato .PDF, temos texto em coluna dupla e falta de padronização das palavras, diagramação e disposição de tabelas, imagens e outros elementos. Isso dificulta o controle social sobre as ações administrativas", explica o docente Daniel Fireman.

A pesquisa em questão foi realizada em parceria com a ONG Open Knowledge Brasil e o código do projeto foi absorvido pela plataforma tecnológica Querido Diário, uma iniciativa renomada que promove a transparência pública, ao destrinchar publicações oficiais e outros conteúdos informativos com o intuito de aproximar os cidadãos das ações de seus governantes.

Sobre a Febrace -  A feira tem o objetivo de incentivar e criar oportunidades para estudantes e estucadores da educação básicas das áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. A cerimônia de premiação da edição 2024 será realizada no último dia do evento, 22 de março, ofertando prêmios aos melhores projetos da mostra e a oportunidade de representar o Brasil na International Science & Engineering Fair 2024 (Regeneron ISEF), nos Estados Unidos.