Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Cresce número de mulheres concluintes do curso do Energife em Arapiraca e representatividade é celebrada na certificação
conteúdo

Notícias

Cresce número de mulheres concluintes do curso do Energife em Arapiraca e representatividade é celebrada na certificação

Décima turma do curso contabilizou três formandas

por Roberta Rocha publicado: 11/09/2024 19h44, última modificação: 11/09/2024 19h45

A certificação da décima turma do curso de eletricista de sistemas renováveis, ofertado no Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca por meio do programa federal Energife, ocorreu na noite dessa terça-feira (10), no auditório da unidade de ensino e contou com a comemoração de um feito. Entre concluintes da qualificação profissional, estavam três mulheres - número que é o maior já registrado entre formandos/as da área desde o início da oferta.

Certificação EnergifeO aumento do quantitativo de certificadas do sexo feminino foi comentado pelas autoridades presentes na mesa de honra do evento. "Nunca se formou tantas meninas", apontou o supervisor do programa Qualifica Mais Energife do Ifal Arapiraca, José Arnóbio Júnior.

O diretor-geral do campus, Augusto de Oliveira, também abordou o tema, ressaltando a importância de estimular a participação feminina em setores da economia comumente ocupados por homens. "Que as mulheres continuem ganhando espaço na área".

A oradora da turma, Emanuelly Rodrigues, contou que, durante o curso, se fortalecia com a presença das estudantes Jennifer Kelly Fernandes e Rosineide de Araújo em sala de aula. "A gente era bem unida, tudo fazia junto: trabalho, provas. Dá um pouco de medo ingressar em um ramo onde a maioria é de homens, mas isso [ter outras mulheres ao lado] ajudou de alguma forma. Eu diria para as próximas meninas que pensarem em se inscrever no curso de eletricista em sistemas de energias renováveis que façam, porque é um curso muito bom para fortalecer o poder feminino e dar visibilidade à mulher", declarou a concluinte.  

Certificação Energife

Empregabilidade - Outros tópicos contemplados na solenidade foram o potencial de crescimento da energia fotovoltaica na matriz elétrica brasileira e as oportunidades profissionais que devem surgir para acompanhar esse cenário.

Os gestores presentes afirmaram que a inclusão produtiva dos/as concluintes é uma meta institucional. Prova disso será a realização do Workshop Empregabilidade em Foco, previsto para acontecer no Ifal Arapiraca, no período de 8 a 10 de outubro.

"O Ifal se preocupa com a empregabilidade, em como inserir esse aluno no mercado de trabalho. Não é só entregar o certificado. Queremos que o certificado sirva para melhorar a vida de cada um de vocês. Então aproveitem! Menos de 1% dos campi do país terão esse Workshop e vocês vão ter a oportunidade aqui em Arapiraca", destacou o pró-reitor de Extensão do Ifal, Gilberto Gouveia Neto, em seu pronunciamento.

Já o coordenador geral do Programa Qualifica mais Progredir em Alagoas, Sérgio Teixeira, pontuou a credibilidade do ensino ofertado na instituição. "A marca IF abre portas. A Rede Federal é único modelo no mundo em que o aluno entra num curso desses de 200 horas e pode sair doutor", disse, referindo-se à possibilidade de os/as concluintes verticalizarem a formação, a partir do ingresso em cursos subsequentes, de graduação e pós-graduação do campus. 

O convite para os/as formandos/as aproveitarem as perspectivas de crescimento oferecidas pela unidade de ensino, desde o Workshop de Empregabilidade aos cursos regulares, ganhou reforço no discurso do diretor-geral. "São oportunidades que ajudam no desenvolvimento da região e no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. O conhecimento ninguém pode tirar de vocês. Hoje é mais um degrau. Mas continuem subindo, pois a recompensa, ela virá", afirmou Augusto de Oliveira.