Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Credenciamento do Ifal Arapiraca ao CATI/MCTI possibilita captação de projetos com grandes empresas de tecnologia

por Roberta Rocha publicado: 15/02/2024 11h29, última modificação: 15/02/2024 13h20

O ano começa com expectativas de parcerias tecnológicas no Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca. Com o credenciamento da unidade ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação - CATI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, o caminho está aberto para a instituição desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico junto às empresas habilitadas na Lei de Informática.

O CATI é responsável por essa gestão de recursos destinados a atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação, oriundos dos investimentos realizados pelas empresas da área que fizeram jus a benefícios fiscais.

"O credenciamento do campus é um marco para nós. Isso implica que agora teremos a oportunidade de captar grandes projetos junto a grandes empresas do setor de informática, como já fazem instituições renomadas, como UFPE, UFCG, Ufal, entre outras. Isso trará visibilidade e investimentos para o campus e para nossa região, incluindo a aquisição de equipamentos, bolsas para estudantes e servidores, além de novas oportunidade para os nossos estudantes, os quais terão a oportunidade e a experiência de atuar em projetos de grande porte junto a empresas de tecnologia, nacionais e estrangeiras, promovendo o seu desenvolvimento e acelerando a sua inserção no mercado de trabalho", destacou o docente Tarsis Marinho.

O credenciamento do Ifal Arapiraca, deferido em novembro de 2023, tem validade até novembro de 2025. Caso seja comprovada a realização de convênios ou de programas e projetos de interesse nacional nas áreas de tecnologia da informação e comunicação nesse período, a resolução é prorrogada por mais dois anos, sucessivamente.

Processo - Para o credenciamento, o campus seguiu os trâmites estabelecidos na Resolução nº 44 de 26/09/18, e enviou a documentação necessária. Segundo os responsáveis pelo pleito, o CATI solicitou informações quanto aos espaços de inovação do campus, os dados dos pesquisadores envolvidos com atividades de pesquisa e inovação, incluindo a titulação de cada um, os projetos que foram desenvolvidos nos dois últimos anos, os resultados produzidos (artigos, registros de software, patentes etc) e as perspectivas de projetos futuros.

Até obter o deferimento da proposta, foram seis meses de espera. Por isso, o feito foi bastante comemorado pelos docentes do campus envolvidos no processo: Cledja Rolim, Renata Pereira, Paulo César Cunha, Felipe Alencar e Tarsis Marinho. Eles agradeceram ainda o apoio institucional dos gestores Fábio Ribeiro, Augusto César e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal.

Os Laboratórios/Espaços de Inovação do Ifal Arapiraca envolvidos na iniciativa foram o Espaço 4.0, o Laboratório de Aplicativos (LAPP), o Laboratório de Engenharia e Análise de Dados (LEAD), o Núcleo de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (DIT) e o Laboratório de Eletrônica, Instrumentação e Automática (LEIA).

Conheça instituições de Alagoas que conseguiram se credenciar ao CATI, clicando aqui