Notícias
Conheça as novas funcionalidades da plataforma preparatória para o PS do Ifal criada no Campus Arapiraca
Rebatizada como Preparaflix, a ferramenta disponibiliza gratuitamente simulados, videoaulas e muito mais
A Tecflix mudou de nome. Agora é Preparaflix. O que não mudou é que os/as candidatos/as do Processo Seletivo 2026 para cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Alagoas - Ifal podem utilizar a plataforma digital gratuita para se prepararem para a prova de ingresso na instituição, prevista para ocorrer no dia 30 de novembro.
Desenvolvida por meio de um projeto de pesquisa do Campus Arapiraca, a ferramenta contém videoaulas sobre tópicos do conteúdo programático do exame de seleção, além de simulados, quizzes e a possibilidade dos/as participantes integrarem o ranking de acertos com outros/as usuários/as.
"Temos os elementos de gamificação, como ranking semanal e mensal, pontuações para aqueles interagirem ao fazer comentários nos vídeos, conquistas. E, quanto mais tempo passar na plataforma, maior a pontuação. Isso gera engajamento e disputa, fazendo com que os alunos tenham mais tempo de uso", detalhou o docente de Informática e coordenador da iniciativa, Douglas Menezes.
PARA UTILIZAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, BASTA ACESSAR AQUI.
Ao ingressar na página inicial da Preparaflix, o/a estudante deve se cadastrar. O procedimento é importante porque possibilita o acompanhamento de estatísticas de desempenho, tempo de uso da plataforma e a participação no ranqueamento. Após o cadastro, é necessário selecionar o curso "Preparatório para o Exame de Seleção Ifal 2026" e clicar no botão Iniciar.
Trajetória - A ideia de disponibilizar para o público uma ferramenta tecnológica com todos os recursos possíveis para preparar estudantes para o certame de ingresso no Ifal surgiu em 2022, como proposta de iniciação científica. Já em 2023, a iniciativa foi renovada como projeto de extensão.
Em 2024, com a versão ainda chamada TecFlix 2.0, trouxe novidades, como a implantação de um Inteligência Artificial com o objetivo de criar um sistema de recomendação de conteúdo baseado na identificação de deficiências do usuário com relação a um conteúdo em específico. A previsão do idealizador é otimizar a proposta com outros recursos nas próximas versões.