Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Confira as dicas para começar o ano letivo se preparando para a redação

Confira as dicas para começar o ano letivo se preparando para a redação

Uma das marcas do Enem é a cobrança por temas contemporâneos

por Elaine Rodrigues publicado: 26/01/2018 11h47, última modificação: 26/01/2018 11h47

O início do ano letivo está chegando e agora é a hora ideal para começar a preparação para o momento de maior tensão entre os estudantes: a redação do Enem. No Enem 2017, apenas 53 candidatos conseguiram a nota máxima, em meio a cinco milhões de inscritos. O número assusta, mas as professoras do Ifal Arapiraca Jôsy Bellar e Hosana Borges contam que é possível se organizar e se preparar para acumular conhecimento e fazer uma boa prova.

Para começar, a primeira regra: ler bastante. A professora Hosana conta que atualmente a redação do Enem exige uma opinião, requer do candidato uma consideração e que ele apresente propostas. “É preciso ter um embasamento. Uma boa redação está articulada com conhecimentos, mas com o acesso à internet e às redes sociais, as pessoas estão ficando cada dia mais limitadas em relação à leitura. E o conhecimento perpassa à leitura”, ressaltou.

A professora Jôsy concorda. “O aluno deve estar antenado com a contemporaneidade. Não existe achismo na redação, tem que ter argumentos que solidifiquem o que o candidato quer mostrar e a leitura é essencial”, afirmou, acrescentando que a internet pode ser usada como uma ferramenta de pesquisa. E daí a professora complementa que não é somente ficar na leitura. “É necessário o letramento, que é o ato de compreender o que se lê. E escrever também. O aluno produzindo quatro textos semanais estará se exercitando, essa prática vai fazer com que ele tenha êxito”, contou.

E na hora de escrever, a professora Hosana alerta que é preciso ler e fazer redações sobre vários assuntos. “Geralmente sai uma lista com possíveis temas de redação. Então, à medida que o aluno está treinando, se exercitando, ele está se preparando para a prova”.

Quando chegar na prova, a professora Jôsy conta que o aluno deve manter a tranquilidade. “Ter uma boa noite de sono, preparar a documentação, visitar a escola antes, preparar o lanche com antecedência e sair cedo de casa são atitudes que vão ajudar bastante. No momento da prova é pensar no que você sabe, sem olhar para os outros e não se desesperar. Preste atenção também no caderno de provas porque pode ter dicas para seguir no tema. E separe, no mínimo, uma hora para fazer a redação”, concluiu.

“O aluno também precisa ter em mente que a redação é um momento que passa. A escola não foca só na redação porque ela é uma instituição que prepara o aluno para a vida”, reforçou a professora Hosana.