Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Conferência de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Ifal Arapiraca surpreende público pela qualidade da programação

Encerramento das atividades ocorreu na última quinta-feira (17)

por Roberta Rocha publicado: 21/08/2023 17h52, última modificação: 21/08/2023 17h54

Foram oito palestras, oito oficinas e quase duzentos inscritos. Mas o saldo positivo da 1ª Conferência de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica - DitConf do Ifal Arapiraca, ocorrida de 14 a 18 de agosto na unidade de ensino do Agreste alagoano, não se detém aos números. A iniciativa surpreendeu pela qualidade das atividades ofertadas. É o que atestam organizadores e participantes do evento.

O técnico em Informática Mateus Vasconcelos, egresso do curso integrado em Informática do Campus Arapiraca, esteve presente na noite de encerramento e elogiou a organização do DitConf, a diversidade da programação e a aplicabilidade dos temas debatidos.

Técnico de Informática elogiou a possibilidade da comunidade externa participar do evento"A busca por inovação e pelo feedback de pessoas que já atuam na área trouxeram informação com qualidade e incentivo para alunos que estão iniciando na área da tecnologia, que acho que isso conta bastante na questão do desenvolvimento das carreiras. Muitos conceitos que foram trabalhados nas palestras são coisas que fazem parte do meu dia a dia enquanto profissional da área de tecnologia; então, com certeza, eu vou ter uma visão melhor da questão dos métodos que são aplicados, as formas de trabalho, a integração entre equipes, a forma de enxergar o software sendo desenvolvido para as pessoas", afirmou o participante.

Tarsis Marinho, um dos organizadores do evento, agradeceu a participação de convidados e inscritos/asPara o docente de Informática Tarsis Marinho, líder do grupo de pesquisa responsável por promover o evento, o DitConf 2023 pode ser considerado um sucesso de público, por conta das inscrições esgotadas já no segundo dia de divulgação, e também um sucesso de crítica. "A comunidade interna e externa deram feedbacks muito positivos quanto ao evento. A pergunta 'Esse evento vai ocorrer anualmente?' foi um bom indicativo do sucesso do DitConf", comentou. Segundo o profissional, uma próxima edição da conferência deve acontecer em 2024.

PROGRAMAÇÃO DO ENCERRAMENTO

Equipe vencedora da Maratona de ProgramaçãoO público se despediu do 1º DitConf, na noite da última quinta-feira (18), com duas palestras e a entrega da premiação para as equipes vencedoras da Maratona de Programação realizada durante o evento.

Na disputa, concorreram 14 equipes, compostas por três integrantes cada uma. "A gente teve de fazer algumas questões de programação usando a linguagem de programação que mais nos agradasse. Foram nove [questões] ao total, e com o tempo de 1h30 inicialmente, mas por conta de alguns atrasos, tivemos 1h05 para entregar. Quem entregasse mais rápido e de forma correta, ganharia mais pontos", explicou o estudante José Guilherme Bezerra. A equipe formada por ele, Emanuel Lucas de Araújo e Alex Custódio, todos discentes do curso técnico de Informática, faturou o 1º lugar da competição.

A sequência do pódio foi composta por graduandos de Sistemas de Informação do campus. Em 2º lugar, ficou o trio formado pelos discentes Pedro Henrique, Thiago Almeida e Dionísio Barbosa. Já Josenilton Galdino Junior, Marcos Felype Silva e Artur Henrique Ferreira ganharam o 3º lugar da Maratona de Programação.

Kaio Brito falou de suas experiências em empresas da Bélgica e do CanadáPalestras - Outro destaque do encerramento da Conferência de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Ifal Arapiraca foi a presença de profissionais experientes compartilhando suas vivências em empresas de grande porte.

O palestrante Kaio Brito foi um deles. Durante a explanação, Kaio relatou problemas e soluções vivenciadas enquanto  atuava como engenheiro sênior na empresa belga Madewithlove e como Tech Lead na empresa canadense Taking Root, onde trabalha atualmente.

Igor Cavalcante, egresso do campus, contou sobre sua trajetória profissionalJá Igor Cavalcante, que é técnico em Informática formado pelo Ifal Arapiraca e agora atua como desenvolvedor fullstack na Polkastarter, fez uma retrospectiva de sua trajetória acadêmica, desde a formação adquirida no campus do Ifal à graduação em Ciências da Computação na Universidade Federal de Alagoas em Arapiraca.

O palestrante pontuou a importância do aprendizado da língua inglesa e de ter feito um planejamento financeiro adequado para as conquistas que obteve. Mas ressaltou que o diferencial de vida profissional foram as pessoas que cruzaram seu caminho. "Eu fiquei refletindo sobre o que me fez chegar aqui hoje. E vim com a proposta de fazer vocês pensarem além da técnica. É sobre pessoas", resumiu.