Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Comunidade acadêmica celebra 15 anos do Ifal Arapiraca e resgata memórias
conteúdo

Notícias

Comunidade acadêmica celebra 15 anos do Ifal Arapiraca e resgata memórias

Comemoração reforça o compromisso com a educação pública
por Elaine Rodrigues publicado: 09/09/2025 15h36, última modificação: 09/09/2025 16h17

A história de uma instituição é formada pelas pessoas. Nessa segunda-feira, 8 de setembro, vivências, desafios e conquistas que marcaram os 15 anos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca, foram recordados e compartilhados por servidores, aposentados, estudantes e ex-alunos. A celebração resgatou memórias e renovou o compromisso com a oferta da educação pública, gratuita e de qualidade para os moradores da região.

Amanda Cardoso, egressa do campusFoi um dia de reencontros e de afeto. Egressa da primeira turma do campus, Amanda Cardoso contou que foi a primeira da família a se formar em um curso superior e, em seguida, ingressou no mestrado. O que só foi possível com o apoio da Assistência Estudantil. “Se hoje eu estou aqui, consegui mudar a minha vida e a história da minha família, foi porque o Ifal me acolheu lá atrás”, compartilhou, emocionada. “Mais do que abrir portas, o Ifal nos deu as ferramentas para explorarmos os caminhos e obtermos sucesso naquilo que escolhemos”, contou outro egresso durante um momento de conversa com ex-alunos das primeiras turmas.

Professor Sérgio Teixeira, o diretor Augusto de Oliveira, o reitor Carlos Guedes e o ex-diretor Fábio RibeiroEm 15 anos, o Campus Arapiraca percorreu um caminho de crescimento e consolidação. As atividades começaram em 2010, fruto de um convênio com a Prefeitura de Arapiraca, que cedeu salas na Escola Municipal Hugo José Camelo de Lima. Entre as dificuldades iniciais, os estudantes lembraram que precisavam ir a pé até outro local para ter as aulas de Educação Física. As obras para a construção da sede demoraram mais do que o previsto, passaram por várias empresas, e o então reitor, Sérgio Teixeira, contou que, mesmo diante dos diversos desafios, sempre teve reuniões respeitosas com os servidores do campus. “Todo programa que é proposto para a Rede Federal, Arapiraca diz: a gente quer! E quando oferta, oferta com sucesso e qualidade. Isso porque tem servidores comprometidos, servidores que tudo que fazem, fazem com amor, com dedicação”, destacou.

Equipe da Reitoria que acompanhou a celebração do campusEm 2015, o campus foi transferido para um prédio na rua São Francisco. Em 2017, todos os setores foram reorganizados em uma única sede, no bairro Ouro Preto. Em outubro de 2018, a sede própria foi inaugurada, fortalecendo a presença do Ifal em Arapiraca. “Essa instituição tem um legado muito grande. Muitos servidores de Palmeira dos Índios vieram para cá. É uma história muito bonita”, lembrou o reitor do Ifal, Carlos Guedes, que também contou sobre sua amizade com Fábio Ribeiro, que atuava em Palmeira dos Índios e foi o primeiro servidor e também diretor-geral do Campus Arapiraca.

Fábio Ribeiro, primeiro servidor do campus“Quando olho para esse painel [o mosaico com servidores que passaram e que estão no campus] me vem tanta transformação. A começar pela minha e depois de cada um aqui. Tanta superação, momentos difíceis, mas tudo isso nos ajudou a ser o campus que somos hoje, com os resultados que temos hoje. De 2010 a 2018 foi uma peregrinação, foram quatro prédios. Foram muitos desafios, mas todos eles vencidos com a ajuda de cada um. E é motivo de grande alegria a gente ver que o nosso trabalho valeu a pena”, ressaltou Fábio Ribeiro.

Impacto e expansão

O primeiro processo seletivo do Campus Arapiraca contou com 1.601 candidatos disputando 160 vagas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Eletroeletrônica e Informática. A demanda já mostrava a importância que a instituição teria para a região. Desde então, a expansão tem sido contínua: a oferta de cursos foi ampliada com os técnicos subsequentes em Eletroeletrônica e Logística; além da graduação em Licenciatura em Letras-Português, do bacharelado em Sistemas de Informação, dos tecnológicos em Sistemas Biomédicos e em Logística; e das pós-graduações em Ciências da Natureza e Matemática para o Ensino Médio e em Linguagem e Práticas Sociais. De acordo com o diretor-geral do Ifal Arapiraca, Augusto César de Oliveira, o campus atende atualmente cerca de 1.500 estudantes de Arapiraca e de quase 40 municípios da região.

Augusto de Oliveira, diretor-geral do Campus Arapiraca“A gente vê com alegria os resultados expressivos dos estudantes que se formam aqui, conseguem se alocar no mercado de trabalho e têm êxito na vida profissional. E a gente, a instituição, vem acompanhando esse desenvolvimento da região”, contou o diretor, ao listar os cursos regulares e complementar que o Ifal também oferece cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com menor duração.

Como ex-aluno da instituição, Augusto de Oliveira comemora os 15 anos de vidas transformadas pela educação e atua para aumentar o número de alunos. “A nossa expectativa é ampliar a estrutura para poder oferecer mais cursos. A concorrência dos nossos cursos vem aumentando a cada ano, então, com a capilaridade que a gente tem, de 39 municípios, e a demanda de Arapiraca, a expectativa é ofertar mais cursos e verticalizar, possibilitando que o estudante venha fazer o ensino médio e possa sair pós-graduado”, finalizou.

Celebração e memórias de futuro

Apresentação musical por estudante e egressos do campusAs comemorações dos 15 anos do Campus Arapiraca tiveram início na manhã com a apresentação musical do trio formado por Eduardo Carlos Barbosa Neto, estudante de Sistemas de Informação, Ericlefyson Silva Santana e Ewerton Carlos Barbosa, ex-alunos do curso técnico de Informática, que hoje atuam na área.

Momento ecumênico foi realizado no início das atividades comemorativasUm momento ecumênico contou com reflexões feitas pelo pastor Juraci, pela yalorixá Lanny Delacy, pelo expositor espírita Cícero Fernando e pelo ministro da Eucaristia, o professor Geraldo Ramires. Após as considerações, a solenidade oficial foi realizada com a presença do diretor-geral, Augusto de Oliveira, do primeiro servidor do campus, Fábio Ribeiro, da egressa da primeira turma Amanda Cardoso e da vice-diretora do Grêmio Estudantil Dandara dos Palmares, Bárbara Margarida. “Cada sala de aula, cada laboratório, cada projeto e cada conquista refletem o esforço dos estudantes, servidores, gestores e parceiros que acreditam no poder da educação pública”, afirmou a estudante.

Momento de reencontro com estudantes das primeiras turmasAlgumas histórias do campus foram resgatadas e compartilhadas pelo reitor Carlos Guedes e pelo então reitor, Sérgio Teixeira. Um dos momentos mais aguardados foi o encontro online com as turmas pioneiras de 2010, conduzido pelo professor Maurício Vieira. Histórias de vida, de transformação, estudantes que seguiram na área técnica e outros que se inspiraram nos professores e hoje almejam a docência. “O Ifal não é apenas uma instituição de ensino, é uma instituição para a vida”, resumiu Amanda Cardoso.

Plantio de mudas no Bosque dos 15 AnosEm seguida, foi realizada a premiação do Concurso Cultural de Redação e o agradecimento aos parceiros, reforçando o reconhecimento da instituição ao município de Arapiraca e a todos que contribuíram com o crescimento do campus na região. A manhã foi encerrada com um ato simbólico de fortalecimento de laços com a comunidade acadêmica: a formação do letreiro humano “Eu amo o IF Arapiraca” e o plantio de árvores com servidores e aposentados, conectando passado, presente e futuro.

Comemoração contou com bolo de aniversárioA programação vespertina continuou com o tradicional corte do bolo de 15 anos. A comunidade acadêmica também prestigiou a exposição artística “O último Suspiro”, do servidor aposentado Cícero Brito. No auditório, a jornalista Roberta Rocha guiou um momento de compartilhamento de memórias entre servidores e aposentados. Paralelamente, o Grêmio Estudantil organizou uma gincana cultural e a atração musical Afroara animou os convidados.

Abertura da Cápsula do TempoNos jardins do campus, o resgate de mais histórias: o professor Geraldo Ramires conduziu a abertura da Cápsula do Tempo, com a leitura de “Recados para o futuro”, de turmas que escreveram cartas e guardaram recordações há dez anos.

Abertura da Cápsula do TempoEntre os tesouros desenterrados da Cápsula do Tempo, um pequeno lápis se destacou. Para o estudante Luís Camilo Santos Barbosa, que o deixou lá, a ferramenta representa a base com que foram escritos os capítulos de transformação de sua história. “Ao longo da minha infância, passei por dificuldades e, ao longo da minha adolescência, percebi que posso construir meus sonhos, apesar dos obstáculos”, dizia um trecho de sua carta. Se depender dos estudantes que hoje ocupam as salas do campus, os sonhos de vidas transformadas pela educação continuarão a ser escritos. “Olhamos para o futuro com confiança e esperança. Certos de que o Ifal Arapiraca continuará crescendo, inovando e inspirando novas gerações”, disse a estudante Bárbara Margarida.

Confira as fotos da celebração dos 15 anos do Ifal Arapiraca e algumas fotos antigas da instituição aqui!