Notícias
"Quem quer estudar inglês?": encontro mobiliza estudantes do Campus Arapiraca para se inscreverem no curso da parceira Ifal-Senac
Informações sobre a oferta foram repassadas no auditório da unidade de ensino do Agreste alagoano
Quando a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Eunice Palmeira, perguntou quem gostaria de estudar inglês, no auditório do Campus Arapiraca, nesta terça-feira (3), dezenas de braços se estenderam. Eram estudantes da unidade de ensino, presentes no local para ouvir os esclarecimentos sobre a oferta de curso de inglês, fruto da parceria da instituição com o Senac.
O momento se repetiu nos turnos matutino e vespertino, abordando detalhes do cronograma, da organização didática do curso e da documentação necessária para a matrícula.
Além das falas da pró-reitora, o encontro contou com pronunciamentos do reitor do Ifal, Carlos Guedes; do diretor-geral do Campus Arapiraca, Augusto de Oliveira; do analista do Senac, Jonisson Moura, e palestras do coordenador do Centro de Idiomas - Cenid do Ifal, Thiago Vaz, e do docente e egresso do Campus Palmeira dos Índios, Eliedson Rafael de Carvalho.
"O Ifal foi fundamental para o intercâmbio para os Estados Unidos surgir na minha vida e isso transformou toda a minha trajetória", afirmou Eliedson.
Esse último palestrante deu um relato motivacional sobre como aprender inglês abriu portas em sua vida acadêmica e profissional. Eliedson apontou a vivência internacional que teve acesso em sua época de estudante do Ifal, por meio do programa Ciências sem Fronteiras, como um divisor de águas. Ele descreveu o aprendizado da língua inglesa como uma habilidade que tem o poder de transformar sonhos em realidade.
Os discursos dos/as demais dirigentes também pontuaram para o público a grandiosidade da oportunidade ofertada. Thiago Vaz, do Cenid - Ifal, reforçou que o domínio do idioma pode ser um diferencial para o ingresso no mercado do trabalho e para a aprovação em editais de mobilidade acadêmica internos ou externos. Já o reitor Carlos Guedes lembrou os preços cobrados em cursos similares, enquanto os/as estudantes da unidade terão direito à formação gratuitamente.
Para Jonisson Moura, a exclusividade das turmas é outro atrativo da oferta. "Vocês irão fazer o curso entre amigos", disse às/aos estudantes.
O diretor-geral Augusto de Oliveira destacou ainda a necessidade dos/as interessados/as manterem a motivação e não desistirem antes de concluir a capacitação. Ele argumentou que se trata de uma oportunidade concorrida, a qual estudantes de outros campi da instituição gostariam de ter acesso.
Como vai funcionar
A parceria Ifal-Senac prevê 200 vagas para o curso de inglês (100 no Campus Maceió e 100 no Campus Arapiraca) e 50 vagas para o curso de espanhol (todas em Maceió). As inscrições devem ser feitas presencialmente, em cada um dos campi contemplados, no período de 9 a 12 de setembro.
O curso é direcionado a estudantes de 1º ano do Ensino Médio Integrado, com aulas no contraturno do ensino regular. Em Arapiraca, serão 4 turmas de 25 estudantes cada, distribuídas nos horários de segundas e quartas ou terças e quintas, de 8h às 12h ou de 13h às 17h.
A divulgação da lista de matriculados/as e cadastro de reserva ocorrerá no dia 13 de setembro e o início das aulas está agendado para 14 de outubro. O curso contempla dois módulos de 160 horas, totalizando a carga horária de 320 horas.
O Senac irá fornecer o/a professor/a, material didático e certificação.