Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Campus Arapiraca incentiva comunidade acadêmica em projetos de iniciação científica
conteúdo

Notícias

Campus Arapiraca incentiva comunidade acadêmica em projetos de iniciação científica

Servidores e estudantes podem se inscrever nas chamadas de projetos para o Pibic e para o Pibiti
por Elaine Rodrigues publicado: 22/06/2023 14h56, última modificação: 23/06/2023 15h56
Exibir carrossel de imagens Palestras, mesas-redondas e oficinas foram realizadas durante o evento

Palestras, mesas-redondas e oficinas foram realizadas durante o evento

“É muito instigante poder ter um contato maior com a área acadêmica em um ambiente que tende a ser mais voltado para o mercado de trabalho, e entender que é possível conciliar esses dois mundos”. A análise é de Gabriel Soares, aluno do curso de Sistemas de Informação e um dos participantes do IV Workshop de Pesquisa e Inovação, realizado pelo Campus Arapiraca.

Durante dois dias, o evento contou com diversas atividades como palestras, mesas-redondas, oficinas de utilização de bases de dados científicos e preenchimento de currículo na Plataforma Lattes. Ações de pesquisa e inovação foram apresentadas, com o objetivo de fomentar a participação de servidores e estudantes do campus em novas iniciativas científicas.

“Construir uma cultura acadêmica voltada à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação é um trabalho coletivo, que envolve todos os níveis e modalidades de ensino oferecidos pelo nosso Campus. Sem dúvida, o Workshop foi uma oportunidade de nos mobilizarmos ainda mais nessa direção”, afirma o professor Danillo Silva, coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Palestras, mesas-redondas e oficinas foram realizadas durante o eventoAtualmente, o Ifal está com inscrições abertas para os editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Serão ofertadas 125 bolsas do Pibic e 67 do Pibiti. Podem participar do processo seletivo estudantes e servidores de todos os campi da instituição.

De acordo com os editais, cada projeto precisa de uma equipe formada por no mínimo duas pessoas e no máximo cinco, com a obrigação de ter, pelo menos, um orientador (servidor do Ifal com titulação mínima de especialista), e um bolsista (estudante regularmente matriculado em curso técnico ou de graduação, presencial ou à distância, e não ser concluinte até o término da vigência da bolsa). As chamadas ressaltam ainda que os estudantes matriculados em pós-graduações podem participar na condição de voluntários dos projetos.

Palestras, mesas-redondas e oficinas foram realizadas durante o eventoPalestras, mesas-redondas e oficinas foram realizadas durante o eventoPalestras, mesas-redondas e oficinas foram realizadas durante o evento

Palestras, mesas-redondas e oficinas foram realizadas durante o eventoConfira os editais para mais informações:

Edital 16/PRPPI/2023 – Chamada de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)

Edital 17/PRPPI/2023 – Chamada de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti)

Chamada para banco de avaliadores

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação também está em campanha para cadastrar novos avaliadores das propostas de Pesquisa e Inovação. É possível se cadastrar em qualquer data, mas a pró-reitoria pede que novas inscrições sejam feitas até o dia 10 de julho, para viabilizar participações ainda este ano.

São aceitas inscrições de servidores da instituição e da comunidade externa. É necessário que o avaliador tenha ao menos o mestrado como titulação mínima. As avaliações são feitas pelo Módulo de Pesquisa do SigaA e os avaliadores receberão certificado de participação gerado pelo sistema.

Faça o seu cadastro aqui!