Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Campus Arapiraca é premiado pela segunda vez no Trakto Show
conteúdo

Notícias

Campus Arapiraca é premiado pela segunda vez no Trakto Show

publicado: 24/08/2022 15h32, última modificação: 24/08/2022 15h38

Por Camylla Klévia (estagiária de jornalismo)*

Alunos do Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram destaque na quinta edição do Trakto Show, evento de negócios, tecnologia e empreendedorismo que foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto. No segmento 'Boas Idéias não tem Idade', a equipe do Campus Arapiraca ganhou uma premiação de destaque no evento pela relevância social do trabalho apresentado. 

O time formado pelos docentes Cledja Karina Rolim e Társis Marinho de Souza e pelos a alunos Carlos Augusto Mendonça Nobre Júnior, Guilherme Barbosa Pereira, Victor Luan de Lima Lemos e Vitor Gabriel Catonio Teles desenvolveu o projeto de um boné assistivo para auxílio na locomoção de deficientes visuais. 

Campus Arapiraca é premiado pela segunda vez no Trakto ShowO boné possui dispositivo com sensor capaz de emitir uma resposta sonora ou de vibração, para avisar ao usuário sobre a presença de obstáculos. O projeto, desenvolvido como instrumento de estudo do PIBITI 2021-2022, teve seu período de produção entre setembro de 2021 e julho de 2022. Apesar da dedicação de toda equipe, para os discentes foi uma surpresa ser selecionado para participar do evento. 

Quando fiquei sabendo que receberíamos a premiação do Trakto Show, fiquei bastante surpreso, sabia da capacidade do nosso projeto, mas não estava nos meus planos participar e apresentar o projeto em um evento dessa proporção, revelou Guilherme, um dos alunos envolvidos no projeto.

O chefe do Departamento de Ensino, professor Augusto César, foi o responsável por acompanhar a equipe no evento e enfatizou que a premiação serviu como um instrumento de reconhecimento por toda dedicação dos alunos. "Foi muito bacana ver todo o empenho e envolvimento deles para resolução tecnológica com uma via social, eles são nota 10!”, destacou.

É a segunda vez que o campus Arapiraca recebe premiação no Trakto Show. Para César, ações como essa geram incentivo para os alunos, dão maior visibilidade para o ensino público e levam muitos ganhos para a sociedade em geral.

*Sob a orientação de Bruno Andrade