Notícias
Biblioteca do campus faz convite a servidores com produções acadêmicas
Atenção servidores do Campus Arapiraca que tenham concluído cursos de especialização, mestrado e doutorado: a Biblioteca faz um chamamento para que as produções acadêmicas sejam depositadas em dois repositórios, que podem ser utilizados como fonte de pesquisa para outros pesquisadores, além de preservar e arquivar os dados de pesquisas.
De acordo com informações repassadas pela auxiliar de Biblioteca do campus, Elizabete Lira do Nascimento, o primeiro convite é para o Repositório Institucional do Instituto Federal de Alagoas (RedIfal), que também aceita produções apresentadas em eventos e publicações científicas vinculadas à instituição. Para enviar a produção para o RedIfal, o servidor precisa enviar o trabalho e um Termo de Autorização para o e-mail repositoriodigital@ifal.edu.br.
O outro convite, para professores, é para a plataforma Deposita Dados, que é um projeto de Experimentação de Repositórios de Dados de Pesquisa, uma iniciativa colaborativa da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e do Núcleo de Dados de Pesquisa (NDP) da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD).
O projeto visa incentivar o depósito e a disseminação de dados de pesquisa utilizando o Repositório Nacional de Dados de Pesquisa - Deposita Dados do Ibict, uma base de dados de acesso aberto que tem como objetivos arquivar, publicar, disseminar, preservar e compartilhar conjuntos de dados de pesquisa de pesquisadores brasileiros vinculados a instituições científicas que ainda não possuem seus repositórios de dados de pesquisa e/ou de pesquisadores brasileiros que executaram seus conjuntos de dados por meio de colaboração científica em instituições estrangeiras de ensino e pesquisa.
O acesso é pelo site https://depositadados.ibict.br/. O login deve ser realizado com as credenciais do ORCID e os depósitos serão validados pela equipe do Deposita Dados.