Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Avant If: sete equipes do Ifal Arapiraca são aprovadas para a segunda etapa

Avant If: sete equipes do Ifal Arapiraca são aprovadas para a segunda etapa

O evento acontecerá entre os dias 6 e 8 de abril, no Ifal Santana do Ipanema, conheça os nossos competidores!

por Elaine Rodrigues publicado: 05/04/2018 15h52, última modificação: 05/04/2018 15h52

Os alunos do Ifal Arapiraca estão focados na busca de soluções para o desenvolvimento rural. Sete equipes tiveram os projetos aprovados na primeira fase do Avant If, uma competição de ideias inovadoras voltada para alunos, servidores e egressos do Ifal. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do Ifal.

Alunos de sete campi do Ifal estão participando da competição. O campus Arapiraca conta com 29 alunos e dois professores envolvidos nos projetos ‘ISA – Irrigação Sustentável Automatizada’, ‘Repelente ultrassônico’, ‘Agro Solidária’, ‘AgroNext’, ‘HydroSmart – Sistema de Irrigação Inteligente’, ‘Mercado Agro’ e ‘Colere’.

Esta segunda edição do Avant IF é direcionada para ideias inovadoras voltadas para o desenvolvimento rural. Vamos conhecer nossos competidores:

- ISA - Irrigação Sustentável Automatizada

O projeto tem o objetivo de reduzir os desperdícios de energia elétrica e água num processo de irrigação sustentável automatizado das plantações agrícolas. Sugere utilizar painéis solares, gerando eletricidade ecológica para capacitores que armazenam e direcionam energia a comando do microcontrolador, gerenciando a irrigação da forma mais eficiente e econômica.

Participantes: Petrucio Augusto dos Santos Dantas (Informática)

Igor Maurício de Campos (Informática)

Victor Hugo Vieira Gomes (IFAL - campus Palmeira)

- Agro solidária

Um aplicativo que tem por objetivo reduzir o desperdício de alimentos na agricultura. No aplicativo, fornecedores de alimentos vão publicar quando estão com mercadoria que não é aceita para a venda, mas que pode ser consumida. A partir do conhecimento da informação, a ONG entraria em contato com o representante dessa empresa para, assim, fazer a retirada dos alimentos.

Participantes: Sabrinna Isabelle Gomes Farias (Informática)

Hylka Karoline Cavalcante Santos Melo (Informática)

Júlia Victória Quentino (Informática)

Marcos Paulo de Oliveira Silva (Informática)

Edmilson Henrique Ferreira Barbosa (Informática)

- AgroNext

Um aplicativo para aparelhos móveis específico para a área do comércio agrícola, cujo objetivo é mostrar ao usuário o local mais próximo onde ele possa comprar o produto desejado e mais barato.

Participantes: Vitória de Lira Tenório (Informática)

João Arthur Oliveira Valério (Informática)

Humberto Barbosa Tavares (Informática)

Mateus Lucena Padilha (Informática)

Guilherme Augusto Raimundo Cavalcante de Souza (Informática)

- HydroSmart - Sistema de Irrigação Inteligente

A ideia consiste em um sistema inteligente para o controle de irrigação de pequenas áreas rurais, com vistas à redução de custos e garantindo a sustentabilidade dos recursos utilizados.

Participantes: Fernando Antônio Guimarães Tenório (Professor)

Arthur Brito Ribeiro (Informática)

Manuel Eduardo Nascimento Antunes (Informática)

Eduardo Roger Melo Mendonça (Informática)

Janderson dos Santos Melo (Informática)

- Mercado Agro

O negócio remete à elaboração de um site de compra e venda de produtos do setor agropecuário, o qual foi chamado Mercado Agro.

Participantes: José Roberto de Almeida Lima (Professor)

Almir Gabriel Soares da Silva Santos (Informática)

Deyvid Lucas Regis dos Santos (Informática)

Mateus José Medeiros da Silva (Informática)

Alane Medeiros Farias (Informática)

- Colere

Propõe-se uma inovação nas técnicas de cultivo a partir do desenvolvimento de um aplicativo para celular, denominado Colere. O Colere se comportará como auxiliador e impulsionador das tarefas diárias de cada produtor (estes necessitando apenas do programa instalado em seus smartphones), ao passo em que dados sobre as condições da terra do plantio serão coletados e analisados a fim de informar ao lavrador dicas e formas eficazes de cuidar da sua plantação, desde a semeadura até a colheita. Também contando com um sistema de monitoração e de soluções para possíveis erros nos procedimentos agrários, o Colere seria um meio agrotec de máxima utilidade para os trabalhadores rurais.

Participantes: Maria Alice Teodoro da Silva (Eletroeletrônica)

Nathália Dias Leal (Eletroeletrônica)

Willames Ribeiro Costa (Eletroeletrônica)

Isadora de Lima dos Santos (Eletroeletrônica)

João Paulo dos Santos Carvalho (Eletroeletrônica)

- Repelente ultrassônico

O projeto tem o objetivo de aprimorar um dispositivo que tem capacidade de emitir ondas ultrassônicas com a possibilidade de variação da frequência de acordo com a sua utilidade, a fim de permitir que este seja utilizado para repelir roedores, morcegos, moscas de cultivos e criações, bem como locais de armazenamento da produção; além disso, o equipamento poderá ser utilizado para repelir animais como cães e gatos de locais nos quais estes possam ser vetores de doenças. O dispositivo contará ainda com um Arduino para o controle de tempo e frequência para determinada praga.

Participantes: José Aneilson da Silva Junior (Eletroeletrônica - campus Arapiraca; atualmente graduando do curso tecnológico de Sistemas Elétricos no Instituto Federal de Alagoas campus Palmeira dos Índios)

Carmelita Santino Barbosa de Oliveira (Informática - campus Arapiraca)

Willian Germano de Souza (Eletroeletrônica - campus Arapiraca; atualmente é graduando do curso tecnológico de Sistemas Elétricos no Instituto Federal de Alagoas - campus Palmeira dos Índios).