Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Vindo de escola pública e disposto a trabalhar pela melhoria da educação pública: Augusto de Oliveira toma posse como diretor-geral do Ifal Arapiraca

Assinatura do termo de posse ocorreu na última sexta-feira (21) com diretores-gerais de outras 14 unidades de ensino do Ifal

por Roberta Rocha publicado: 24/07/2023 11h52, última modificação: 24/07/2023 12h00

Quando enfrentava 4 horas diárias de viagem, em um transporte coletivo, para cursar a graduação tecnológica em Sistemas Elétricos no Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Palmeira dos Índios, o hoje professor Augusto de Oliveira não imaginava que teria a oportunidade de ser diretor-geral de uma unidade de ensino que proporcionasse formação pública de qualidade a jovens sonhadores como ele.

O exercício do cargo mencionado agora é uma realidade. Na sexta-feira (21/07), o reitor do Ifal, Carlos Guedes, empossou 15 diretores-gerais dos campi da instituição para o mandato 2023-2027. Entre os assinantes do termo de posse, na solenidade realizada no auditório do Campus Maceió, estava o professor Augusto, novo diretor-geral do Ifal Arapiraca.

Eleito pela comunidade acadêmica na votação ocorrida em abril deste ano, ele aproveitou seu primeiro pronunciamento como dirigente máximo do campus para agradecer a confiança de servidores/as e estudantes, elogiar os feitos do gestor anterior, Fábio Ribeiro, e reforçar o compromisso de atuar em prol de melhorias na educação pública.

"Hoje tenho a chance de retribuir o que esta instituição fez por mim, tanto como cidadão quanto como profissional", discursou Augusto.

A disposição do professor em trabalhar pelo aprimoramento da instituição vem da sua vivência pessoal de egresso do Ifal e de toda a sua jornada acadêmica trilhada em escolas públicas, do ensino fundamental à pós-graduação.

"O que me motivou foi a possibilidade de contribuir com o entendimento da necessidade de quem já foi estudante da instituição e que compreendia a missão que o Ifal tem e seu poder de transformação por meio da educação. Desejo possibilitar que a vida das pessoas que passem por aqui [Campus Arapiraca], possa sofrer essa mudança, assim como eu tive a oportunidade", ressaltou o recém-empossado.

No total, 15 diretores/as-gerais foram empossados

Trajetória profissional

A história de Augusto com o Ifal começou nas salas de aula do Campus Palmeira dos Índios, onde ele fazia o curso de tecnólogo. Morador de Arapiraca, o docente percorreu o trajeto entre as duas cidades durante três anos, em busca do diploma de nível superior. "Eu era o primeiro da van a ser pego e a gente rodava a cidade [de Arapiraca] para pegar o pessoal. Eu pegava a van de 17h, chegava lá em Palmeira de 19h, saía de lá de 22h e chegava de volta de meia-noite. Então eram 4h por dia para ir e voltar. Mesmo um trajeto curto como esse, mas como era uma van compartilhada, era nesse sofrimento. Não foi um período fácil, mas persisti e hoje tenho certeza que está valendo muito a pena", relatou.

No mesmo ano em que se graduou, em 2010, Augusto foi aprovado no concurso público de docente do Ifal. Aos 22 anos, ingressou no serviço público, em mais um marco da sua relação com a instituição. No ano seguinte, o profissional foi nomeado docente do Instituto Federal de Pernambuco, por meio de reaproveitamento de vaga. Nos campi Afogados da Ingazeira (2011-2012) e Garanhuns (2013-2014), teve as primeiras experiências com gestão, atuando como coordenador do curso de Eletroeletrônica.

Augusto em suas funções como docente do Ifal Arapiraca O ano de 2014 marcou o retorno de Augusto ao Ifal, quando conseguiu a redistribuição para o Campus Arapiraca. No início de 2017, o docente ingressou na Coordenação de Pesquisa da unidade e, dois anos depois, assumiu a função de chefe do Departamento Acadêmico.

"Esses quatro anos à frente do Departamento de Ensino, os quais dois foram durante a pandemia, me fizeram cada vez mais me colocar à disposição da instituição para melhorar as condições para nossos estudantes e servidores. E o aprendizado com o Fábio Ribeiro [diretor-geral anterior] foi o que me deu base e coragem para me candidatar. Seu jeito propositivo, democrático e participativo foi o que embasou todos os nossos resultados e o objetivo nesse mandato é dar continuidade às coisas boas que foram construídas", detalhou o novo diretor-geral.

Mestre em Energia da Biomassa pela Universidade Federal de Alagoas, Augusto de Oliveira aproveitou os dois últimos anos para escrever mais um capítulo de sua biografia com o Ifal: concluiu o curso de especialização em docência na educação profissional ofertado pela instituição.

O que esperar do mandato de diretor-geral de quem é graduado e pós-graduado pelo Ifal, além de ter começado a carreira de docente federal também na casa? A resposta o professor Augusto deu em seu pronunciamento na solenidade de posse: "Trabalharei arduamente para que o Campus Arapiraca se torne um ambiente cada vez mais acolhedor, inclusivo e de excelência acadêmica".

Saiba mais sobre a solenidade de posse dos diretores-gerais clicando aqui.