Notícias
Arapiraquense obtém vaga no curso de Física da Unicamp graças ao desempenho na Olimpíada de Astronomia
Estudante do Ifal também obteve aprovação em universidade local pelo Sisu
Enquanto estudantes de todo o país seguem na disputa de vagas em instituições de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada - Sisu, o jovem Nyckollas Raphaell Nogueira Ribeiro, natural de Arapiraca/AL, comemorou a aprovação na licenciatura em Física da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp sem se submeter ao modelo convencional de ingresso na universidade.
Ele foi selecionado graças ao seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA, competição onde representou o Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, unidade em que está concluindo o ensino médio.
Desde que iniciou os estudos na instituição, Nyckollas tem participado das edições da OBA, faturando medalha de bronze em 2024, medalha de ouro em 2023 e medalha de prata em 2022.
"Foi muito gratificante [a convocação da Unicamp], senti que meus esforços nas olimpíadas, de fato, valeram a pena. O que fazia apenas por diversão, por gostar, me abriu uma oportunidade muito boa. É uma conquista que pode incentivar outros alunos. Fui aprovado sem precisar fazer vestibular e sem usar nota do Enem. Isso pode ser uma motivação para novos ingressantes do Ifal participarem de olimpíadas científicas", declarou.
"Não é a primeira vez que as olimpíadas me levam longe: já consegui ir a Jornada de Foguetes, em 2023, lá na Barra do Piraí (RJ). E lá consegui o troféu de campeão. Eu me senti muito grato com esse feito, pois sei que assim como eu, outros jovens também podem conseguir", comentou Nyckollas.
Conforme o futuro graduando, a vivência em competições de conhecimento, antes mesmo de abrir as portas da universidade, o ajudou a decidir com clareza que carreira acadêmica seguir. "Desde pequeno, sempre fui fã de Astronomia e Astrofísica, de coisas do espaço... e acredito de a Física seja um bom caminho para estudar mais sobre os cosmos. As olimpíadas contribuíram bastante para aumentar meu interesse na área. Precisei estudar muitos conteúdos que não se vê na grade curricular tradicional, o que me fez ter uma visão mais ampla do que queria para o futuro".
O discente também foi aprovado em 1º lugar para a licenciatura de Física da Universidade Federal de Alagoas - Ufal Campus Arapiraca. Nesse caso, concorreu por meio do Sisu.
Embora esteja orgulhoso pela oportunidade recebida da Unicamp, foi na instituição do Agreste alagoano que o jovem decidiu se matricular. Isso porque ele cultiva sonhos mais ambiciosos para o futuro: quer se preparar para concorrer em um dos vestibulares mais difíceis do país e ingressar na instituição de ensino superior que é referência em ciência e tecnologia aeroespacial.
"Tenho planos de ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Estando aqui [em Arapiraca], vou estar mais perto da minha família e vou poder me dedicar mais a esse preparatório. Sinto que se eu estiver fora, terei preocupações a mais que podem me atrapalhar no foco, já que terei que me dividir na faculdade e nos estudos", explicou.
Saiba mais sobre as Vagas Olímpicas
As Vagas Olímpicas são um método de ingresso em instituições públicas alternativo aos vestibulares tradicionais, com registros de aplicação no Brasil a partir de 2019. Nesse tipo de processo, só podem concorrer os candidatos que tenham conquistado medalhas em Olimpíadas Científicas nacionais e/ou internacionais durante o Ensino Básico.
As universidade que aderem sistema publicam um edital específico para a modalidade e destinam uma quantidade de vagas em cursos específicos para os candidatos medalhistas. As regras da seleção podem variar de acordo com o edital de cada instituição.