Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Apresentações culturais e palestras abordam questões de gênero e sexualidade no Ifal Arapiraca

Programação integrou o Festival da Diversidade promovido pelo Nugedis local

por Roberta Rocha publicado: 30/08/2024 18h12, última modificação: 30/08/2024 18h12

Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade - Nugedis do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca realizou, na última quinta-feira (29), o Festival da Diversidade. O evento ocorreu no auditório do campus, reunindo apresentações culturais e palestras que discutiram questões de gênero e diversidade sexual.

Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, as turmas 411, 413, 913 e 923 encenaram situações vinculadas à temática e à homofobia. Os números teatrais agregaram desde músicas e dados estatísticos desse tipo de violência no Brasil à exibição de vídeo de entrevistas gravadas no campus com pessoas afetadas pela discriminação sexual e de gênero.

Apresentação da turma 913 Apresentação turma 411 Apresentação da turma 923

Os espetáculos foram criados e executados pelos/as próprios/as estudantes como culminância da aprendizagem em sala de aula nas disciplinas de Filosofia, Educação Física, Português e Sociologia. Na última apresentação do dia, a equipe envolvida decidiu reconstituir a história da Revolta de Stonewall, episódio de violência policial ocorrido em um bar gay, na cidade de Nova York, em 1969, que impulsionou a luta do movimento LGBT por respeito e visibilidade.

Professora Ellen dá boas-vindas a participantesPara a professora Ellen Maianne, coordenadora do Nugedis Arapiraca, o alunado acertou na escolha da forma e do conteúdo abordado. "[Eles/elas] brilharam ao falar de temas sensíveis, trazendo cenas que retratam tão fidedignamente a realidade de muitas pessoas, mas que costumeiramente são varridos pra debaixo dos tapetes da vida. Eventos como esse são muito necessários na formação destas/es jovens que podem ajudar a construir um mundo em que tenhamos relações mais saudáveis e felizes, sem perder o foco para o autorrespeito e amor-próprio e fortalecendo a potência de quem realmente somos", declarou.

As reflexões sobre corpo, gênero e sexualidade estiveram presentes também na performance da professora de dança Marcela Fernandes e nas palestras das profissionais Erilânia Pereira e Patrícia Souza, que integraram a programação do festival falando, respectivamente, sobre "Corpo, gênero e diversidade sexual ao longo da história sob à luz da Educação Física" e "Qualidade de vida, estética e questões de gênero".

Docente Erilânia Pereira Docente Patrícia Souza Docente Marcela Fernandes