Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Alunos medalhistas do Ifal Arapiraca participam de cerimônia de premiação da 16ª OBMEP

Outros 71 alunos do Instituto Federal tiveram menção honrosa

publicado: 23/12/2022 16h54, última modificação: 26/12/2022 19h21

Por Mírian Félix (estagiária de jornalismo)*

Na última quinta-feira (15), alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram da cerimônia de premiação, com entrega de medalhas e certificados, da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento aconteceu no auditório do prédio da reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Na ocasião foram condecorados com medalha os estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em Eletroeletrônica do Campus Arapiraca. Fellipe Gabriel Vicente Marcos recebeu medalha de prata, além João Paulo Barbosa Nunes e Allane Karine Ferreira da Silva, ambos com medalhas de bronze. Os alunos estavam acompanhados do professor de Matemática Adriano Valeriano da Silva.

A premiação da OBMEP ocorre sempre no ano seguinte à sua realização. As provas da 16ª OBMEP ocorreram em 2021. A premiação, em dezembro deste ano, foi da edição de 2021 e 2019 (que, por causa da pandemia, não pôde ser realizada nos anos anteriores).

O professor Adriano explica como é a preparação para a OBMEP: “No nosso Campus, temos um grupo de estudos para orientar e ajudar os alunos classificados para segunda fase da competição, fazemos isso no contraturno. Na primeira fase, fazemos listas com questões das provas anteriores da OBMEP e motivamos a participação dos alunos na primeira fase. Também tem grupo formado pelos alunos para orientar e divulgar todas as competições (Olimpíadas de Matemática, de Física, de Química, ...)”. Ele conta, ainda, que tem planos para melhorar a performance dos alunos na competição. “Neste ano, pretendemos fazer um grupo de estudos para preparar os alunos desde a 1ª fase da competição”, conclui o professor.

Alunos de Arapiraca no auditorio da Ufal.jpgA medalhista de bronze, Allane Karine conta como foi participar da OBMEP. "As olimpíadas me proporcionaram muito além de medalhas. Me apresentou uma Karine até então desconhecida, que aprendeu a ser resiliente, a aceitar melhor os próprios erros e as inescapáveis frustrações que a vida oferta. A OBMEP, em especial, me concedeu a oportunidade de fazer o PIC, o Programa de Iniciação Científica Junior, como forma de aperfeiçoamento matemático e foi a responsável por apresentar os meus companheiros de olimpíadas e de vida. No entanto, isso só foi possível porque eu fui obrigada a sair da inércia”, afirmou Allane.

A estudante falou ainda de como estudar no Ifal lhe proporcionou novas experiências. "Embora eu seja apaixonada por matemática desde de sempre, iniciei minha trajetória olímpica de modo tardio e com defasagens, fruto de anos de um ensino precário e distorcido acerca do saber matemático, necessitei reestruturar e consolidar, degrau por degrau, a minha base para que eu pudesse competir a nível olímpico de Ensino Médio.O ifal me arrancou da zona de conforto e me presentou com oportunidades. Conheci muitas pessoas brilhantes ao longo do caminho que me motivaram e recebi apoio e incentivo de boa parte dos professores que me cercavam e sobretudo um ensino público e de qualidade, sendo fundamental nesse recorte”, relatou Karine.

Além dos estudantes medalhistas, outros alunos do Ifal também se destacaram na olimpíada, foram 71 menções honrosas para alunos do Ifal de todo o estado. Confira o link dos premiados com menção honrosa clicando aqui.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. A competição científica acontece desde 2005.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade