Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Alunos do Ifal Arapiraca vão lançar foguetes no Lago da Perucaba

Alunos do Ifal Arapiraca vão lançar foguetes no Lago da Perucaba

Atividade faz parte da etapa Escolar da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes

por Elaine Rodrigues publicado: 15/05/2018 08h37, última modificação: 15/05/2018 13h24
Exibir carrossel de imagens Demonstração do lançamento de foguetes no Lago da Perucaba

Demonstração do lançamento de foguetes no Lago da Perucaba

O Lago da Perucaba, em Arapiraca, vai se transformar em um centro de lançamento de foguetes dos alunos do Ifal Arapiraca nesta semana. Na quarta e na quinta-feira (16 e 17), os estudantes vão realizar a etapa Escolar da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes.

A Mostra é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira. A competição reúne alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil. Esse ano, 44 foguetes vão ser lançados pelo Ifal Arapiraca na etapa Escolar.

Na quarta-feira, o lançamento está marcado para as 14h e na quinta-feira para as 8h. Os foguetes são feitos com garrafas pet, bicarbonato e vinagre, que é o combustível utilizado para o lançamento. As atividades vão ser acompanhadas pelo professor de Física Fabiano Rodrigues.

Demonstração do lançamento de foguetes no Lago da Perucaba

O objetivo do lançamento é obter o maior alcance horizontal possível e, assim, conseguir uma boa distância para participar da Jornada de Foguetes. No ano passado, o Ifal Arapiraca ganhou o ouro na faixa em que competiu e conquistou o terceiro melhor lançamento nacional de foguete, na premiação geral.

Os alunos que conseguiram esse resultado foram Jarlisson de Lira e Daniel Ferreira, que estavam no segundo ano de Eletroeletrônica quando participaram da Jornada. Eles e o professor Pedro Juvêncio de Souza Júnior estiveram em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde foram realizados os lançamentos de foguetes na etapa nacional.