Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Alunos do Ifal Arapiraca levam teatro a abrigo de idosos

Alunos do Ifal Arapiraca levam teatro a abrigo de idosos

Apresentação da peça O Auto da Compadecida na Casa dos Velhinhos faz parte das ações de Extensão do campus

por Elaine Rodrigues publicado: 04/05/2018 18h58, última modificação: 04/05/2018 18h58
Exibir carrossel de imagens Auto da Compadecida é encenado na Casa dos Velhinhos

Auto da Compadecida é encenado na Casa dos Velhinhos

Um olhar de expectativa e curiosidade. Pela primeira vez, alguns idosos da Associação de Assistência São Vicente de Paulo puderam ver uma apresentação teatral. No palco, os alunos do quarto ano de Informática do Ifal Arapiraca – todos com uma certa ansiedade e expectativa também. Nesta sexta-feira, 4, eles levaram a peça O Auto da Compadecida ao abrigo, mais conhecido como Casa dos Velhinhos, no bairro da Baixa Grande.

Auto da Compadecida é encenado na Casa dos Velhinhos

Os alunos já tinham feito a apresentação na Feira Literária do ano passado. Mas a turma passou o texto antes e se preparou como a primeira vez. No palco, as aventuras de João Grilo e Chicó, um clássico de Ariano Suassuna, fizeram a alegria da plateia. Alguns idosos ficaram concentrados, outros chegaram a gargalhar e no final o pedido aos jovens foi um só: voltem mais vezes!

A apresentação faz parte das ações de Extensão do campus Arapiraca, coordenadas pelo professor Marcos Nunes. “A gente vê que é difícil hoje em dia os jovens terem disponibilidade para passar tempo com os idosos e ficamos muito felizes com nossos alunos que participam do projeto aqui”, afirmou.

Auto da Compadecida é encenado na Casa dos Velhinhos

O projeto ‘Literatura para idosos: entretenimento e motivação’ é desenvolvido pelas alunas Isabelle Berto e Thayssa Melina, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Sandra Lima. Desde março as alunas visitam o abrigo semanalmente, levando atividades como pintura, música, além de muito carinho. “Eles de início eram muito sérios. Mas a gente foi vendo que aos poucos eles foram conversando mais com a gente”, contou Thayssa. “Eles não têm o hábito de ver pessoas de fora, então não estão acostumados. Por isso tiveram uma certa resistência no início, mas aos poucos foram interagindo com a gente e criou-se um vínculo”, explicou Isabelle.

Auto da Compadecida é encenado na Casa dos Velhinhos

Elas contam que começaram o projeto pensando em ajudá-los, mas conseguiram aprender mais com os idosos. “É uma lição de vida. Eles nos passam muita motivação, possuem garra e a gente acaba trocando experiências”, resumiu Isabelle.

Auto da Compadecida é encenado na Casa dos Velhinhos

O projeto que começou com as duas agora possui alguns voluntários, alunos que acabaram cativados com o carinho dos idosos e passaram a visitá-los com frequência. “Nós vamos tentar juntar as histórias deles e levá-las para que sejam encenadas em uma peça. Também queremos escrever um livro contando as histórias deles e a nossa trajetória aqui”, contou a professora Sandra Lima.

Auto da Compadecida é encenado na Casa dos Velhinhos

Atualmente, a Casa dos Velhinhos abriga 54 idosos. O Ifal está em campanha para arrecadar alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza para ajudar a instituição. A entrega das doações pode ser feita na sede do Ifal, no bairro do Ouro Preto, até quinta, dia 10.

Auto da Compadecida é encenado na Casa dos Velhinhos

A assistente social Rosângela Silva, que é diretora administrativa da associação, conta que o local está aberto diariamente a visitas de quem queira passar um tempo com os idosos. “É uma alegria muito grande a gente receber vocês do Ifal. Dona Iraci, que morou cerca de 50 anos em São Paulo, contou que pela primeira vez assistiu a uma peça de teatro. Ela nunca tinha ido ao teatro. A gente só tem a agradecer”, afirmou Rosângela.