Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Aluno do Ifal Arapiraca lança documentário como ação do Impacta Jovem Brasil
conteúdo

Notícias

Aluno do Ifal Arapiraca lança documentário como ação do Impacta Jovem Brasil

Reciclagem e destinação correta do papel também foram ações Pedro Gabryel Gomes

publicado: 26/09/2022 17h33, última modificação: 27/09/2022 16h47

Por Míriam Félix - estagiária de Jornalismo

O estudante do Campus Arapiraca Pedro Gabryel Gomes marcou sua participação no Programa de Delegados do Impacta Jovem Brasil, com o documentário “Papel e Educação”.  No vídeo, ele aborda os problemas do acúmulo de papel a maneira adequada de se desfazer do recurso.

O aluno desenvolveu uma ação de limpeza, reciclagem e conscientização de descarte de papel no Campus Arapiraca e por isso produziu o documentário sobre o tema, com o intuito de trazer uma reflexão sobre os impactos ambientais do resíduo, mostrar como ocorre a reciclagem e explanar a relação da educação com o uso do material.

Para isso, foram feitas pesquisas com estudantes, análise de relatórios fornecidos pelo setor de TI, entrevistas com professores e alunos, visita a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (ASCARA), além da ação de coleta e reciclagem de papel Campus Arapiraca, onde alunos e professores puderam levar seus papéis de uso escolar para que fossem mandados para uma Associação de Reciclagem de Arapiraca.

Pedro conta que abordou o tema porque tinha verdadeiro apego emocional pelo papel e guardava todo material que achasse que poderia vir a necessitar:

"Eu imaginava que poderia precisar daqueles papeis algum dia, então eu poderia simplesmente voltar para eles. Ao mesmo tempo, eu queria me desfazer daquele monte de papel, mas não queria jogar no lixo, então acabava guardando tudo. Assim que eu soube que eu teria a oportunidade de trabalhar com algo na área do meio ambiente, pelo Impacta Jovem, o papel surgiu na minha mente.", revela.

Sobre o Programa Delegados

O Programa Delegados é um projeto de voluntariado para jovens brasileiros que desejam transformar suas comunidades através do impacto social, e nessa edição, teve apoio da Embaixada dos Estados Unidos, através do fundo de incentivo a iniciativas de empreendedorismo social da USBEA Brasil (United States Brazil Exchange Alumni).

Com seu início em 2017, o programa conta com atividades de mentorias para o Exame Nacional do ensino Médio (Enem) e olimpíadas científicas, além de desenvolver projetos de impacto social, como o Programa de Delegados, e preparar participantes para os programas Jovens Embaixadores e Parlamento Jovem Brasileiro.

Pedro relata que ficou sabendo do programa por meio das redes sociais do Impacta Jovem. “Vi que estava sendo divulgado uma ação do IJ e fui pesquisar mais sobre a organização. Vi que eles tinham esse programa de Delegados, que faço parte hoje, e logo me interessei, mas por conta da pandemia eles tinham dado uma pausa e até então não tinha sido divulgado perspectivas de quando iria voltar. Comecei a seguir o Instagram deles para que caso houvesse uma edição esse ano, eu conseguisse participar", recorda.

Antes de participar do programa, Pedro já possuía um currículo acadêmico extenso:  ele tem uma menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências em 2021, e uma medalha de bronze na Olimpíada Nacional de História em 2022, compondo a única equipe premiada do estado.

O estudante lembra que o Instituto Federal foi muito importante para que conseguisse fazer essas ações: "O Ifal foi um divisor de águas no meu planejamento, enquanto estudante. Ele me abriu diversas oportunidades para realizar projetos e atividades que eu não conseguiria realizar antes. Não só as oportunidades, mas também o incentivo da instituição e dos professores de sempre ajudar quando precisa. Eu acho que eu consegui expandir minha visão do lado acadêmico para fora da sala de aula", conta.

 Confira o documentário "Papel e Educação" no link abaixo:

Sob a supervisão de Jhonathan Pino - jornalista