Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Aluno do Ifal Arapiraca é aceito em Universidade dos Estados Unidos

Aluno do Ifal Arapiraca é aceito em Universidade dos Estados Unidos

“Meu objetivo é inspirar mais alunos a tentar universidades fora do país" declarou o estudante, que possui histórico de realizações no Campus.

publicado: 04/04/2023 16h50, última modificação: 04/04/2023 16h53

Por Lívia Muniz (estagiária de Jornalismo)*

Pedro Gabryel Gomes, egresso do campus Arapiraca, foi aprovado para cursar Relações Internacionais na Stetson University, na Flórida.  O processo seletivo leva em consideração todo o histórico acadêmico do aluno, bem como premiações, bom desempenho escolar e atividades extracurriculares. "Foi um processo bastante novo e desafiador, uma vez que eu não estava familiarizado com isso e ainda não conhecia ninguém que já tinha aplicado para universidades no exterior.”  declarou.

O estudante possui uma notável trajetória acadêmica no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), atuando e/ou desenvolvendo atividades extraclasses que, de acordo com ele, tiveram grande importância para o  processo de aprovação, como o projeto de extensão sobre Fontes de Energias Sustentáveis e o  projeto no Impacta Jovem Brasil: a criação de um documentário sobre o uso de papel no Ifal Arapiraca. No currículo extenso, também entram  a menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências em 2021, e uma medalha de bronze na ONHB, Olimpíada Nacional de História em 2022.

“Uma das etapas exigidas, as atividades extracurriculares, desenvolvi grande maioria dentro da instituição ou com o apoio da mesma.  O fato de estudar na melhor escola pública do estado foi um diferencial no meu perfil”, diz Pedro Gabryel.

O estudante também participou de outros programas  que o ajudaram em seu desenvolvimento acadêmico, como a LALA (Latin American Leadership Academy),  o YYGS (Yale Young Global Scholars) e o EducationUSA.

Projeto de extensão sobre Fontes de Energias Sustentáveis

Embora conciliar os estudos, projetos e o trabalho de meio período como jovem aprendiz não tenha sido uma tarefa fácil, Pedro encoraja outros estudantes que querem estudar fora do país. “Busquem oportunidades no Ensino Médio. Busquem projetos e atividades. Extraiam o máximo que vocês conseguirem dessa instituição, que dá tantas possibilidades.”  declarou.

Apesar da aprovação, o aluno optou por continuar no Brasil para focar  no vestibular de Medicina, mas afirma que a conquista foi importante para sua trajetória acadêmica, para inspirar outros estudantes. “Todo mundo tem um potencial imenso dentro de si! Antes eu achava que estudar fora do país era algo apenas para pessoas ricas ou super gênios, mas descobri que é totalmente possível ter essa oportunidade com uma bolsa de estudos completa e sendo a melhor versão de si mesmo”.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade