Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Alunas representam Ifal Arapiraca no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol

Alunas representam Ifal Arapiraca no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol

Competição que começa nesta quinta-feira, 21, vai reunir 23 times de vários estados do Brasil

por Elaine Rodrigues publicado: 20/02/2019 13h56, última modificação: 21/02/2019 11h59

Alagoas sedia o Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino e o Ifal Arapiraca participa, pela primeira vez, da competição. A instituição contará com duas estudantes na equipe do Ifal Maceió, que é uma das duas representantes de Alagoas no campeonato.

A torcida do campus Arapiraca é pelo desempenho de Letícia dos Santos Oliveira e Graziely Farias dos Santos, que são do terceiro ano de Eletroeletrônica. Elas começaram a jogar juntas no primeiro ano do curso, quando a equipe conquistou a medalha de prata nos Jogos Internos do campus. Já no ano passado, as meninas conquistaram o ouro na mesma competição. E na disputa dos Jogos Intercampi, no Ifal Maceió, o treinador Alysson Matias viu a habilidade delas e as chamou para o time.

“Elas nunca faltaram aos treinos, são sempre assíduas, têm habilidade técnica e foram atletas que chamaram a atenção nos Jogos Intercampi, não só no Futsal, mas pela participação e envolvimento delas com os outros campi. Então, elas foram convidadas”, contou a professora de Educação Física, Karinne Coelho.

Futfemino2

As atletas já são referência no campus Arapiraca. Além de serem as primeiras a participar de um campeonato brasileiro de futebol, são as primeiras que, possivelmente, vão participar dos Jogos dos Institutos Federais, os Jifs, que devem reunir instituições de todo o Brasil no segundo semestre, no Espírito Santo. O convite para participar das seletivas também foi feito pela equipe do Ifal Maceió.

“Hoje elas estão incentivando outras garotas a participarem, estão desenvolvendo também um projeto de extensão voltado para o futebol, com crianças carentes de outras escolas. O projeto acabou de ser submetido no edital de Extensão e a gente espera que seja aprovado para que elas tragam benefícios não só para quem está aqui no campus, mas também para a comunidade externa”, reforçou a professora.

E para quem está pensando em começar, as meninas contam como foi o início. “A gente sempre foi de jogar, na rua mesmo. Eu conheci a Grazi aqui no Ifal, no primeiro ano. E sempre a gente pegava a bolinha e ficava jogando. Foi nos Jogos Internos que a gente começou mesmo”, contou Letícia. “Agora, a gente está treinando duas vezes por semana, a partir desta quarta (20), a gente já vai ficar lá, em Maceió, por conta do campeonato. A abertura é na quinta-feira, o primeiro jogo já é na sexta e as competições seguem até o dia 28”, explicou Grazi.

FutFeminino3

De acordo com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), as 23 equipes de futebol feminino foram divididas em sete grupos, alguns com quatro e outros com três equipes, que jogam entre si no rodízio simples. Os jogos vão ser disputados no Estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche, em Maceió.

As duas primeiras classificadas de cada grupo passam para a fase seguinte para disputar o título de campeã. Também terão grupos para a disputa da medalha de prata e da medalha de bronze. A equipe campeã vai garantir vaga no Mundial de Futebol Escolar, que será realizado em abril, em Belgrado, na Sérvia.