Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Alunas do Campus Arapiraca são semifinalistas do Desafio Liga Jovem

Alunas do Campus Arapiraca são semifinalistas do Desafio Liga Jovem

publicado: 05/04/2023 15h48, última modificação: 05/04/2023 15h48

Por Isabelle Guedes (estagiária de Jornalismo)*

Representando o estado de Alagoas, o grupo ‘’As Paquitas’’, composto por alunas do curso Técnico de Informática do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Arapiraca, foi semifinalista no Desafio Liga Jovem, maior evento para jovens empreendedores do Brasil, organizado pelo Instituto Ideias de Futuro em parceria com o Sebrae. A ação ocorreu de 20 a 25 de março, na cidade de São Paulo, onde foram feitas visitas a centros tecnológicos, museus, faculdade do Sebrae e a apresentação do projeto que as levou para semifinal.

As alunas Allana, Júlia, Renata, Amanda e Catielly apresentaram o ARAsaúde, desenvolvido com o professor e orientador Tarsis Marinho. O aplicativo tem como objetivo reunir funcionalidades como agendamento de consultas, lista de números emergenciais e notícias de saúde de Arapiraca. A ideia do projeto surgiu após as estudantes analisarem a sobrecarga do sistema de saúde no município.

Alunas do Campus Arapiraca são semifinalistas do Desafio Liga Jovem ‘’Segundo o estudo de caso que fizemos com alguns profissionais da área, foi possível identificar que a região sofre com uma superlotação, assim como outros municípios brasileiros, e tem como causa principal o desconhecimento dos moradores acerca dos serviços ofertados pelo sistema’’,destaca o plano de projeto do aplicativo.

Foram cerca de 1.200 projetos inscritos, dos quais apenas 100 foram selecionados para a semifinal. Em Alagoas, foram aproximadamente 30 projetos inscritos e apenas 2 chegaram à semifinal, sendo um deles o aplicativo de saúde desenvolvido pelas ‘Paquitas’.

Allana Ataíde, integrante do grupo, define a experiência como única e essencial.  “Através do projeto, ampliamos a nossa visão acerca do empreendedorismo e vimos a importância da implementação da tecnologia na nossa comunidade. Vale destacar que eles nos proporcionaram várias experiências práticas durante a etapa da semifinal, que ocorreu em São Paulo, como as idas a centros tecnológicos e ao museu’’, conta a estudante.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade