Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Abertura da Erbase discute papel regional no desenvolvimento da computação

Abertura da Erbase discute papel regional no desenvolvimento da computação

Palestras continuam até sexta-feira, 30, transmitidas pelo Ifal Arapiraca
por Elaine Rodrigues publicado: 27/10/2020 09h00, última modificação: 27/10/2020 09h07
Exibir carrossel de imagens Abertura da edição da Erbase organizada pelo Ifal Arapiraca

Abertura da edição da Erbase organizada pelo Ifal Arapiraca

O potencial das regiões no desenvolvimento científico e tecnológico da computação foi tema de abertura da 20ª Escola Regional de Computação Bahia – Alagoas – Sergipe, a Erbase. Esta edição é organizada pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca, e segue até sexta-feira, 30, com a transmissão gratuita das palestras pelo canal do Youtube do Departamento de Ensino do campus.

A palestra inicial foi proferida pelo presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Raimundo Macêdo, que instigou os participantes com a recordação de um trecho da apresentação preparada para o congresso da sociedade científica realizado em 2004, na Bahia. “É sabido que a informática, principalmente depois do advento da internet, passou a desempenhar um papel importante de integração dos povos e suas regiões. No entanto, tal integração costuma estar inserida em um processo unilateral de aculturação, devido a maior capacidade de acesso às novas tecnologias e educação formal por parte das regiões mais desenvolvidas [estou falando em um cenário mundial, não só nacional]. Assim sendo, a integração assume, por vezes, ao contrário do que se esperava, um papel de aprofundamento das diferenças de níveis de vida e renda. Dentro desse contexto, qual o papel da informática? Como os governos, setor produtivo, educacional e terceiro setor podem se valer dessa poderosa ferramenta para construir uma nova sociedade? De que forma a tecnologia da informação poderia ser utilizada como suporte às políticas de desenvolvimento regional e integração nacional? Por fim, qual o nosso papel como professores, cientistas, profissionais e estudantes da informática nessa transformação? Qual o papel da Sociedade Brasileira de Computação?”, questionou.

Professor Felipe Alencar e o presidente da Sociedade Brasileira de Computação, Raimundo MacêdoPara Macêdo, as respostas passam pelo desenvolvimento regional. “Todas as regiões do Brasil têm potencial, embora nem sempre as regiões caminhem no mesmo passo. Então, é preciso observar o potencial, a capacidade e as necessidades de cada espaço para que as políticas de desenvolvimento acompanhem essas necessidades e propiciem o crescimento esperado”.

Confira a abertura do evento e a palestra inicial!

Indústria e agronegócio

As palestras e workshops da Erbase vão debater a “inteligência computacional na indústria e no agronegócio”, um desafio diante das necessidades da região. “Para que a gente consiga produzir mais utilizando tecnologia; produzir mais com menos recursos hídricos na irrigação ou na indústria; para conseguir aumentar a produtividade baseado em estudos, em tecnologias que vão sendo cada vez mais difundidas”, explica o professor organizador do evento, Felipe Alencar.

Ele fez a abertura da Erbase, que contou com a apresentação do maestro do campus Maceió, Almir Medeiros, e uma mesa virtual formada pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira, representando o reitor do Ifal, Carlos Guedes; o diretor-geral do campus Arapiraca, Fábio Ribeiro; e o chefe do Departamento de Ensino, Augusto Oliveira.

O diretor lembrou que o campus esperava muito pelo evento de forma presencial, mas com a pandemia e a adoção do formato on-line, surgiram também novas possibilidades. “As soluções tecnológicas que aqui serão apresentadas, discutidas; as ideias de professores, cientistas e pesquisadores poderão ser apresentadas para uma comunidade ainda maior, além das fronteiras dos três estados. A gente, nesse momento, abre a possibilidade de compartilhamento, de aprendizado, de troca de experiências e de conhecimento para uma comunidade ainda maior”, ressaltou.

27/10

9h30 – Natália Carvalho (fundadora da ONG Nordeste Nerd): “Posterguei Harvard e abri uma ONG”

17h – Sandro Jucá (IFCE): “Exemplos de aplicações práticas de IoT e robótica educacional utilizando sistemas embarcados”

28/10