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3. Como trancar a matrícula?

por Elaine Rodrigues publicado 14/08/2024 14h09, última modificação 03/10/2024 09h23

Requisitos / Documentos necessários para acessar o serviço:

 

  • Preencher e assinar o requerimento de Trancamento de Matrícula, informando o motivo;

    O TRANCAMENTO DE MATRÍCULA COMPULSÓRIO - pode ser requerido em qualquer época do período letivo, e não será computado para efeito de contagem de tempo máximo de integralização curricular. O trancamento compulsório para os casos previstos nos incisos V e VI, das normas de organização didáticas, não poderá ultrapassar 50% do tempo mínimo de integralização do curso.

     O TRANCAMENTO DE MATRÍCULA VOLUNTÁRIO - deverá ser efetuado até a data limite prevista no calendário acadêmico de referência. O aluno poderá requerer trancamento de matrícula na forma voluntária até 02 (duas) vezes durante o curso, sendo esse tempo contabilizado para efeito de cálculo do prazo máximo para integralização curricular.

  • Anexar ao requerimento, imagem legível do RG e CPF do/a estudante;

  • Anexar ao requerimento, imagem legível do RG e CPF dos pais/responsáveis (quando menor de idade);

  • Anexar ao requerimento, imagem legível da Declaração de nada consta da Biblioteca;

  • Para o trancamento compulsório, anexar documentos comprobatórios para os casos previstos nos incisos V e VI das normas de organização didáticas;

  • Solicitar abertura de processo no setor de protocolo/ setor responsável, através do envio de e-mail disponibilizado pelo campus.

  • Acompanhar a tramitação do processo, por meio do Sipac: https://sipac.ifal.edu.br/public/jsp/portal.jsf

 

OBS: Consultar o campus/Diread e verificar quais os procedimentos para abertura de processo eletrônico.

 

Etapas de processamento do serviço:

(1) A Coordenação/Departamento/Direção de Ensino realiza análise do processo;

(2) A CRA do campus/Diread recebe o processo e realiza ou não o trancamento no sistema acadêmico – SIGAA;

(3) O requerente toma ciência do deferimento ou não da solicitação.

Forma de prestação do serviço:

  • Tramitação eletrônica.

Prazo máximo de atendimento:

  • Prazo para entrega do Trancamento é de até 30(trinta) dias contados a partir da data de abertura do processo.

Unidade responsável pelo atendimento:

  • CRA do campus, coordenação de curso e Coordenação/Departamento/Direção de Ensino.

Contato da unidade:

CRA do campus/Diread

  1. ARAPIRACA- cra.arapiraca@ifal.edu.br

  2. BATALHA- cra.batalha@ifal.edu.br

  3. BENEDITO BENTES - cra.beneditobentes@ifal.edu.br

  4. CORURIPE - cra.coruripe@ifal.edu.br

  5. MACEIÓ - cra.maceio@ifal.edu.br

  6. MARAGOGI - cra.maragogi@ifal.edu.br

  7. MARECHAL DEODORO - cra.marechal@ifal.edu.br

  8. MURICI - cra.murici@ifal.edu.br

  9. PALMEIRA DOS ÍNDIOS - cra.palmeira@ifal.edu.br

  10. PENEDO - cra.penedo@ifal.edu.br

  11. PIRANHAS - cra.piranhas@ifal.edu.br

  12. RIO LARGO - caa.riolargo@ifal.edu.br

  13. SANTANA DO IPANEMA - cra.santana@ifal.edu.br

  14. SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - cra.saomiguel@ifal.edu.br

  15. SATUBA - cra.satuba@ifal.edu.br

  16. VIÇOSA - aa.cvic@ifal.edu.br

  17. DIREAD - ra.diread@ifal.edu.br

Horário de funcionamento:

De Segunda a Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Prioridade de atendimento:

Não existe prioridade.