3. Como trancar a matrícula?
por Elaine Rodrigues
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publicado
14/08/2024 14h09,
última modificação
03/10/2024 09h23
Requisitos / Documentos necessários para acessar o serviço:
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Preencher e assinar o requerimento de Trancamento de Matrícula, informando o motivo;
O TRANCAMENTO DE MATRÍCULA COMPULSÓRIO - pode ser requerido em qualquer época do período letivo, e não será computado para efeito de contagem de tempo máximo de integralização curricular. O trancamento compulsório para os casos previstos nos incisos V e VI, das normas de organização didáticas, não poderá ultrapassar 50% do tempo mínimo de integralização do curso.
O TRANCAMENTO DE MATRÍCULA VOLUNTÁRIO - deverá ser efetuado até a data limite prevista no calendário acadêmico de referência. O aluno poderá requerer trancamento de matrícula na forma voluntária até 02 (duas) vezes durante o curso, sendo esse tempo contabilizado para efeito de cálculo do prazo máximo para integralização curricular.
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Anexar ao requerimento, imagem legível do RG e CPF do/a estudante;
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Anexar ao requerimento, imagem legível do RG e CPF dos pais/responsáveis (quando menor de idade);
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Anexar ao requerimento, imagem legível da Declaração de nada consta da Biblioteca;
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Para o trancamento compulsório, anexar documentos comprobatórios para os casos previstos nos incisos V e VI das normas de organização didáticas;
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Solicitar abertura de processo no setor de protocolo/ setor responsável, através do envio de e-mail disponibilizado pelo campus.
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Acompanhar a tramitação do processo, por meio do Sipac: https://sipac.ifal.edu.br/public/jsp/portal.jsf
OBS: Consultar o campus/Diread e verificar quais os procedimentos para abertura de processo eletrônico.
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Etapas de processamento do serviço:
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(1) A Coordenação/Departamento/Direção de Ensino realiza análise do processo;
(2) A CRA do campus/Diread recebe o processo e realiza ou não o trancamento no sistema acadêmico – SIGAA;
(3) O requerente toma ciência do deferimento ou não da solicitação.
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Forma de prestação do serviço:
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Prazo máximo de atendimento:
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Unidade responsável pelo atendimento:
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Contato da unidade:
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CRA do campus/Diread
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ARAPIRACA- cra.arapiraca@ifal.edu.br
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BATALHA- cra.batalha@ifal.edu.br
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BENEDITO BENTES - cra.beneditobentes@ifal.edu.br
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CORURIPE - cra.coruripe@ifal.edu.br
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MACEIÓ - cra.maceio@ifal.edu.br
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MARAGOGI - cra.maragogi@ifal.edu.br
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MARECHAL DEODORO - cra.marechal@ifal.edu.br
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MURICI - cra.murici@ifal.edu.br
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PALMEIRA DOS ÍNDIOS - cra.palmeira@ifal.edu.br
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PENEDO - cra.penedo@ifal.edu.br
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PIRANHAS - cra.piranhas@ifal.edu.br
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RIO LARGO - caa.riolargo@ifal.edu.br
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SANTANA DO IPANEMA - cra.santana@ifal.edu.br
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SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - cra.saomiguel@ifal.edu.br
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SATUBA - cra.satuba@ifal.edu.br
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VIÇOSA - aa.cvic@ifal.edu.br
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DIREAD - ra.diread@ifal.edu.br
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Horário de funcionamento:
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De Segunda a Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.
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Prioridade de atendimento:
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Não existe prioridade.
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