2 - O IFAL possui vagas reservadas?

por Elaine Rodrigues publicado 30/08/2024 15h38, última modificação 30/08/2024 15h38

Sim. Essa é uma definição legal. De acordo com a Lei nª12.711, de 29 de agosto de 2012, as Universidades Públicas Federais e Institutos Federais devem assegurar que no mínimo 50% das vagas sejam destinados a alunos que cursaram  integralmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, conforme o caso, em escolas públicas.

O percentual minimo de vagas reservadas para alunos de escolas públicas é definido pelo IBGE. Elas distinguem os alunos conforme a renda per-capita, etnia (candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas) e candidatos portadores de deficiência. No Ifal, atualmente o percentual mínimo de vagas reservadas é de 60% para os cursos do ensino médio.

Para saber mais sobre as vagas reservadas, leia os Editais dos Processos Seletivos. Independentemente da modalidade, só poderao se inscrever na modalidade de reserva de vagas alunos que cursaram todo o Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, em escolas públicas.