1 - Quais são os processos seletivos para ingressar nos cursos de graduação do IFAL?
Existem três possibilidades de ingresso no Ifal: (1) através do SISU, (2) pelos Editais de Transferência e Equivalência e (3) via Seleção Externa.
SISU (Sistema de Seleção Unificada): O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.
Processo Seletivo de Transferência Externa: ocorre quando um candidato que está regularmente vinculado a um curso de graduação, no ano letivo em vigor, em outra instituição de ensino superior, ter concluído o primeiro período, apresentar as condições exigidas no edital e apresentar toda a documentação exigida por este Edital.
Processo Seletivo por Equivalência: é a possibilidade de um candidato que já tenha diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, ou revalidado no Brasil, realizar um outro curso de graduação no Ifal. Ele deverá passar no processo seletivo oficializado por edital, cumprindo todos os requisitos necessários.
Seleção Externa: para os cursos ofertados na modalidade a distância, que estão a cargo da Diretoria de Ensino a Distância (DIREAD),com inscrições no próprio site do Ifal.