Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Participação social > Conselhos e Órgãos Colegiados
conteúdo

Conselhos e Órgãos Colegiados

Colegiado de Curso de Graduação

O Colegiado de Curso Graduação do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, regulamentado por meio da Portaria Nº 1713/GR, de 1º de dezembro de 2010, é um órgão deliberativo de cada curso, que acompanha o processo pedagógico, com funções de normatização, deliberação e planejamento das políticas de ensino, pesquisa e extensão no referido curso em consonância com o estipulado no Regimento Geral do Ifal. 

Tem por objetivo desenvolver atividades voltadas para o constante aperfeiçoamento dos Cursos Técnicos, com base no Projeto Político Pedagógico Institucional e em seus Normativos Internos. Veja a legislação!

 

Colegiado de Curso Técnico

O Colegiado de Curso Técnico do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, regulamentado por meio da Deliberação Nº 50 - CEPE-2016, é um órgão deliberativo de cada curso, que acompanha o processo pedagógico, com funções de normatização, deliberação e planejamento das políticas de ensino, pesquisa e extensão no referido curso em consonância com o estipulado no Regimento Geral do Ifal. 

Tem por objetivo desenvolver atividades voltadas para o constante aperfeiçoamento dos Cursos Técnicos, com base no Projeto Político Pedagógico Institucional e em seus Normativos Internos. Veja a legislação!

Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante - NDE é um órgão institucional, concernente a cada curso de graduação com atribuições acadêmicas de acompanhamento do processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso  - PPC.

O NDE é composto por 5 (cinco) professores efetivos ao corpo docente do curso, incluindo o Coordenador e está regulamentado por meio daPortaria Nº 1714/GR, de 1º de dezembro de 2010. Veja a legislação!


Fórum de Dirigentes de Administração do Ifal - Fordap

É o Fórum de Dirigentes de Administração do Instituto Federal de Alagoas - FORDAP tem caráter permanente e reúne o Pró-Reitor de Administração, os dirigentes de administração e ocupantes de cargos equivalentes do Instituto.

O Fórum tem como objetivos principais: identificar, analisar, sugerir, divulgar e implementar melhores práticas de gestão e governança relacionadas com as áreas de atuação de seus membros; propor e promover qualificação e capacitação; promover o intercâmbio entre as Unidades; elaborar, consolidar e divulgar documentos relacionados às áreas de interesse do Fórum; assessorar os dirigentes do Instituto Federal de Alagoas; e encaminhar propostas para melhoria da gestão ao Plenário do Colégio de Dirigentes.

Foi instituído por intermédio da Portaria Ifal nº 1773/GR, de 25/08/2016 e possui regimento próprio.