Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Dados abertos > Perguntas Frenquentes
conteúdo

Perguntas Frenquentes

por Marco Antonio publicado 07/05/2022 11h50, última modificação 03/03/2023 10h31

O que são dados abertos?

Os dados são considerados abertos quando qualquer pessoa pode acessar, usar, modificar e compartilhar livremente para qualquer finalidade (sujeito a, no máximo, a requisitos que preservem a sua autoria e a licença aberta). 

O que é o PDA?

É o documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados do órgão, obedecendo a padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações.  Os dados abertos servem para que a sociedade possa verificar, esclarecer e acompanhar as informações produzidas pelos órgãos públicos. Os dados do Ifal, em formato aberto, estão disponíveis na página eletrônica dos dados abertos do Ifal.

A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, instituída pelo Decreto nº 8.777/2016, alterado pelo Decreto nº 9.903/2019, tem por objetivo, entre outros, promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sob a forma de dados abertos e informações acessíveis ao público, visando ao aprimoramento da cultura de transparência pública. 

Cinco motivos para abertura dos dados:

  1. Transparência na gestão pública;

  2. Contribuição da sociedade com serviços inovadores ao cidadão;

  3. Aprimoramento na qualidade dos dados governamentais;

  4. Viabilização de novos negócios;

  5. Obrigatoriedade por lei.

Abrir dados é uma obrigação legal?

Para a administração pública, sim. A Lei de Acesso à Informação – LAI se aplica aos órgãos públicos da administração direta e entes da administração indireta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judiciário e do Ministério Público, em todas as esferas (art. 1ª, parágrafo único).

No que diz respeito à transparência ativa, a LAI traz consigo conceitos de dados abertos, em especial em seu art. 8º:

Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

(…)

§ 2º Para cumprimento do disposto no caput, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet).

§ 3º Os sítios de que trata o § 2º deverão, na forma de regulamento, atender, entre outros, aos seguintes requisitos:

(…)

II – possibilitar a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a análise das informações;

III – possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina;

A lei também define as hipóteses de sigilo e de informações pessoais, que são consideradas exceções à regra geral de que os dados devem ser abertos.

Quem usa dados abertos?

Qualquer pessoa com conhecimentos técnicos básicos de tratamento de dados, o chamado “letramento de dados”. Existem diversos cursos na internet voltados a ensinar essas habilidades. Exemplos de perfis de pessoas que usam dados abertos são acadêmicos, jornalistas, cientistas de dados em empresas privadas, organizações da sociedade civil e nas diversas instâncias de governo.