Você está aqui: Página Inicial > Notícias > XI Eitic vai apresentar e discutir resultados de 312 projetos de pesquisa e inovação do Ifal

Evento também contará com programação especial, que começa abordando questões da inteligência artificial na pesquisa aplicada na Gestão Pública
por Elaine Rodrigues publicado: 07/08/2024 16h14, última modificação: 07/08/2024 16h18

A partir da próxima segunda-feira, 12, começa a XI edição do Encontro de Inovação, Tecnologia e Inovação Científica (Eitic) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Durante o evento, a comunidade acadêmica vai apresentar os resultados de 312 projetos de pesquisa e inovação, financiados pelos editais nº 16/2023 e nº 17/2023 da instituição.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI), o tema deste ano é "Inovação e Ciência em Foco". E para a palestra de abertura, no dia 12, às 14h, a comunidade acadêmica poderá acompanhar a palestra "Inteligência Artificial e Pesquisa Aplicada na Gestão Pública: Inovações e Desafios para o Futuro", que será ministrada por Fernando Silveira Alves, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com mediação da chefe do Departamento de Comunicação e Eventos do Ifal, Adriana Thiara. A solenidade de abertura poderá ser acompanhada pelo Youtube do Ifal, confira aqui!

O diretor de Pesquisa e Inovação da PRPPI, Eugênio Costa, informou que a programação vai até o dia 27 de agosto. "As apresentações dos projetos serão realizadas via Google Meet, oferecendo flexibilidade para que cada campus do Ifal opte por um modelo totalmente presencial ou híbrido. A comunidade acadêmica é convidada a participar ativamente, seja como apresentador de projeto ou como ouvinte", reforçou.

Os participantes, sejam estudantes, avaliadores ou ouvintes, terão direito a certificado do evento. Para isso, devem preencher o Formulário Unificado de Participação para cada apresentação. Eugênio Costa explica que os certificados serão disponibilizados via SigaA para os participantes dos projetos após a apresentação final, e para os ouvintes da programação especial mediante preenchimento da lista de presença.

A programação e o acesso às salas virtuais serão disponibilizados pela PRPPI neste link. A PRPPI alerta que é necessário se atentar às atualizações.

Palestras e oficinas

Além da palestra de abertura, o evento também contará com outras palestras e oficinas, com transmissão pelo canal do Youtube do Ifal. Confira a programação:

13/08 - 14h

Oficina "Adubação em fruteiras", ministrada por Antônio Filho (ifal).

15/08 - 14h

Palestra "Revolução 4.0: automação inteligente e monitoramento de processos industriais com dados", com Alex Silva (Ifal).

22/08 - 14h

Palestra "Introdução à Propriedade Intelectual", com Maria Santana (Ifal).

23/08 - 14h

Oficina "Innopeda - a estratégia pedagógica da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, Finlândia", ministrada por Márcio Yabe (Ifal).

27/08 - 14h

Palestra de encerramento "Eu-pesquisador: incursões e deslocamentos de um professor-pesquisador nas Humanidades", com Ricardo Cavalcanti (Ifal).

Mais informações sobre o evento!