Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Webinário debate uso excessivo das redes sociais, saúde mental e educação midiática

A atividade integra a Semana da Mídia na Escola e será transmitida no canal do YouTube do Ifal Campus Murici

publicado: 26/10/2020 18h06, última modificação: 27/10/2020 10h16

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Murici vai realizar, na próxima quinta-feira (29), o Webinário "O dilema das redes: sociedade da (des) informação, saúde mental e educação midiática". A atividade integra a Semana da Mídia na Escola e pretende promover debates e reflexões sobre o uso excessivo das mídias digitais.

O webinário será transmitido às 15h, pelo canal do YouTube do campus, e contará com a participação da psicóloga e mestra em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas Gabriela Bothrel Echeverria, do doutorando em Sociologia e professor de Sociologia Alex Carvalho e do doutor em Filosofia e estudante de Jornalismo André Sousa.

O evento tem como mote o documentário O Dilema das Redes (The Social Dilemma, 2020), da Netflix, que aborda como as redes sociais funcionam através de algoritmos criados para viciar seus bilhões de usuários e fazer as pessoas ficarem mais tempo on-line nas diversas plataformas, com o propósito de vender cada vez mais anúncios.

"Não se trata de condenar o uso das redes sociais, mas proporcionar à comunidade acadêmica um debate sobre as consequências não apenas do uso excessivo das mídias sociais e sua relação com a saúde mental (depressão, ansiedade etc), principalmente dos mais jovens; mas também como as redes são usadas para a criação de 'bolhas ideológicas', polarização, desconexão com a realidade e mesmo o impulsionamento de fake news", comenta André Sousa.

O evento é gratuito e tem como público-alvo a comunidade acadêmica do Campus Murici, sendo aberto também para demais pessoas interessadas.

Semana da Mídia na Escola

A Semana da Mídia na Escola é uma iniciativa que valoriza a produção de conteúdo na escola usando mídias digitais. O evento reúne educadores, estudantes e profissionais envolvidos, com atividades em torno do compartilhamento de práticas que abordam criação e produção de conteúdo com mídias na escola. O objetivo é envolver escolas públicas e/ou privadas na promoção de atividades acadêmicas voltadas à comunicação e às mídias em geral (rádio, jornal, revista, televisão, fotografia, cinema e internet).

O evento ocorre pela primeira vez entre os dias 26 e 30 de outubro e o tema central da edição de 2020 é Mídias na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Na BNCC, o campo intitulado jornalístico-midiático prevê uma série de habilidades relacionados a serem desenvolvidas junto aos estudantes, e de competências ligadas às tecnologias digitais de informação e comunicação e à argumentação com base em informações confiáveis. As escolas têm até o fim de 2020 para se adaptar a essas novas diretrizes curriculares.