Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabe o que é PDI? Entenda e saiba como participar no Ifal

Você sabe o que é PDI? Entenda e saiba como participar no Ifal

publicado: 18/06/2018 15h53, última modificação: 18/06/2018 15h53
Adriana Cirqueira

Por Acássia Deliê e Adriana Cirqueira

Os trabalhos do PDI já começaram no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e duram até novembro de 2018. Mas você sabe o que é e para que serve o PDI? Já viu como pode participar?

PDI é o Plano de Desenvolvimento Institucional, um documento que planeja a instituição para o futuro. No caso do Ifal, o último Plano se referia ao planejamento para os anos de 2014 a 2018. Neste ano, o documento está sendo revisto para os próximos cinco anos, de 2019 a 2023.

Nesse período, as ações do instituto, inclusive o credenciamento e reconhecimento de novos cursos superiores e de pós-graduação, devem estar previstos no Plano atualizado. É o que diz a legislação federal sobre o tema.

O documento deve apresentar a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações articuladas entre si e o cronograma para seu desenvolvimento. Inclui ainda uma síntese dos principais indicadores de desempenho que possibilite análises e comparações.

Como é a construção do PDI?

Os trabalhos para revisão do atual PDI do Ifal começaram em abril de 2018, com a formação de uma comissão central que organizará o processo até o mês de novembro. Instituída pela Portaria nº 1295/GR, a comissão é formada por 18 membros, servidores de diversos campi e áreas de conhecimento.

Na metodologia de trabalho, além da comissão central, foram criadas comissões temáticas e também em cada um dos campi do Ifal. Cada uma dessas comissões terá como objetivo revisar o perfil institucional, as políticas de ensino, as políticas de pesquisa e inovação, as políticas de extensão e responsabilidade social, e as políticas de gestão, que se subdividem em Desenvolvimento Institucional, Administração, Gestão de Pessoas e Comunicação.

"O PDI é o documento que norteará as ações do Ifal para os próximos cinco anos e estabelecerá os objetivos e metas institucionais para o ensino, a pesquisa, a inovação, a extensão, a gestão de pessoas, a infraestrutura física e tecnológica, as instalações acadêmicas, a organização administrativa e a gestão orçamentária", explica o presidente da comissão central, Álvaro José de Oliveira.

Como participar?

Se você estuda ou trabalha no Ifal e quer participar da construção do PDI 2019-2023, procure a comissão do seu campus para saber como contribuir. O pontapé dos trabalhos dessas comissões será no dia 12 de julho de 2018, quando uma oficina preparatória será realizada pela comissão central no Campus Maceió.

Além disso, você também pode participar da consulta pública sobre a análise dos direcionadores estratégicos do Ifal (missão, visão e valores). A consulta está aberta até o dia 22 de junho de 2018 e também é aberta à comunidade externa.

O formulário de consulta, o marco legal e outras informações estão disponíveis no site do PDI: www.ifal.edu.br/pdi.

registrado em: