Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Versiprosa 2015 homenageia Maceió: 200 anos de história, arte e cultura na cidade

publicado: 16/12/2015 15h21, última modificação: 16/12/2015 15h21
Exibir carrossel de imagens Projeto Versirposa começa nesta quinta-feira (17) no Campus Maceió

Projeto Versirposa começa nesta quinta-feira (17) no Campus Maceió

200 anos de história, arte e cultura de Maceió, em teatro, música, fotografia, verso e prosa: É com esta temática que começa nesta quinta-feira (17) no Campus Maceió, a partir das 15h30 a 19ª edição do Projeto Versiprosa, evento de cunho artístico e cultural idealizado e realizado anualmente pela COLIC – Coordenação de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. O foco dessa ação tem sido a elaboração e apresentação de trabalhos artísticos (artes cênicas, artes plásticas e literárias) pelos estudantes e servidores, que se inscrevem no evento e se apresentam em equipe ou individualmente, sob a orientação de professores dessa Coordenação.

Neste ano, o evento acontece nos dias 17 e 18 de dezembro, e inclui na programação apresentação musical com o maestro Almir Medeiros e músicos do núcleo de cultura do Campus, exibição de documentários, mostra fotográfica, sorteio de brindes, recital de poemas e o lançamento e entrega da coletânea Versiprosa aos alunos participantes.  A coletânea é lançada anualmente com os poemas inscritos pelos estudantes sobre o tema abordado pelo evento.

A abertura do Versiprosa, e as apresentações de teatro e música acontecem no pátio da Cantina. A exibição de vídeos acontece no miniauditório de informática e a mostra fotográfica na sala 103 do bloco principal do Campus. Confira a programação completa aqui.

A programação será encerrada com a declamação de poemas, seguida das premiações das melhores produções avaliadas por um corpo de jurados, composto por professores ativos e/ou aposentados da instituição, além de convidados (personalidades do meio artístico e cultural, artistas do núcleo de cultura do Instituto, bem como professores).

Dezenove anos de história
O evento surgiu em 1996, com o objetivo de estimular a expressão literária dos estudantes. O resultado, naquele ano, foi o lançamento de uma coletânea elaborada pelos alunos sob o título Somente palavras. Em 1997, o evento estabeleceu-se com uma semana em que se homenageou o escritor Carlos Drummond de Andrade. Nasceu assim a proposta de, a cada ano, se pensar em um tema específico para o evento. Assim, foram homenageados grandes nomes da literatura nacional, como Machado de Assis, Vinícius de Moraes e Ariano Suassuna, e os alagoanos Jorge de Lima e Graciliano Ramos, entre outros.

registrado em: